PROSPECÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS EM CULTIVAR DE SOJA TOLERANTE A PERCEVEJOS PRAGAS
Palabras clave:
Glycine max, METABOLÔMICA, Euschistus herosResumen
O controle de percevejos sugadores de grãos no sistema de produção de soja tem sido realizado principalmente por meio do controle químico. Entretanto, a populações desses insetos tem se tornado resistentes aos principais ingredientes ativos utilizados em seu controle, causando perdas de produtividade e uso de produtos fitossanitários em demasia. A Embrapa Soja, conduz um programa de melhoramento para obtenção de cultivares de soja resistentes e/ou tolerantes à percevejos sugadores. Testes à campo na presença de grandes populações de percevejos, foram realizadas em inúmeras safras, resultando na liberação no mercado de cultivares produtivas e que apresentam tolerância à praga. O metabolismo secundário, em nossa hipótese, pode possuir relação com à interação entre cultivares tolerantes e os percevejos. Este trabalho visou por uma abordagem untargeted metabolomics a obtenção do perfil de metabólitos de extratos metanólicos de grãos verdes das cultivares de soja BRS 543RR (tolerante) e BRS 399RR (suscetível). Para a preparação dos extratos, vagens foram coletados, à campo de plantas no estádio R6. As análises foram realizadas em UPLC-QTof-MSE com ionização em modo negativo. O processamento dos dados foi realizado pelo software MarkerLynx XS 4.1 (Waters) e, posteriormente, foram transferidos para as plataformas SIMCA© 14.1 (Umetrics) e MetaboAnalyst 4.0 para a realização das análises multivariadas de PCA, HCA e OPLS-DA. Dois compostos pertencentes ao metabolismo do ácido jasmônico e das saponinas triterpenóides foram significativamente anotados na BRS 543RR, e putativamente identificados pelos softwares MS-DIAL 3.90 e MS FINDER 3.24. Quando consultada à literatura, observa-se que esses compostos estão relacionados à defesa de plantas. As informações obtidas nesta pesquisa são importantes para acelerar a seleção de genótipos resistentes e/ou tolerantes aos percevejos da soja. Entretanto, novos estudos devem ser realizados para obter um protocolo de seleção baseado nas diferenças metabólicas dos genótipos de soja com características de resistência.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.