INFLUÊNCIA DE COMPOSTOS VOLÁTEIS INDUZIDOS POR HERBIVORIA NA DEFESA DIRETA DE PLANTAS DE MILHO
Palabras clave:
BENZOXAZINOIDES, DEFESA DIRETA DE PLANTAS, Dichelops melacanthus, Zea mays.Resumen
Os benzoxazinoides são metabólitos secundários comuns em plantas da família Poaceae que atuam na defesa das plantas influenciando negativamente vários herbívoros. Para avaliar o efeito de compostos voláteis de plantas induzidos por herbivoria (VPIHs) na defesa direta à produção dos benzoxazinoides em plantas de milho, com e sem herbivoria do percevejo Dichelops melacanthus, foi avaliada. Os VPIHs selecionados foram: indol, acetato de (E)-2-hexenila, acetato de (Z)-3-hexenila, linalol, DMNT e (E)-β-farneseno. Plantas sadias foram expostas ou não aos compostos por 24 h. Após esse período as plantas ficaram em repouso por uma hora. Em seguida, estas receberam ou não fêmeas do D. melacanthus e, após 96h de herbivoria, foram submetidas a uma extração líquido-líquido. Os extratos obtidos foram analisados por HPLC com detector UV e por CL acoplada a espectrometria de massas. Para avaliar se as plantas submetidas aos voláteis tiveram sua defesa direta ativada, plantas expostas ou não a VPIHs foram oferecidas como alimento para o D. melacanthus. Os seguintes parâmetros foram medidos: fertilidade, fecundidade e sobrevivência de D. melacanthus. Plantas que receberam os compostos acetato de (E)-2-hexenila, (E)-β-farneseno e DMNT apresentaram supressão de aproximadamente 50% na produção dos benzoxazinoides totais, quando comparadas com plantas que não receberam os VPIHs. Insetos alimentados em plantas tratadas com tais compostos, bem como com indol, linalol e acetato de (Z)-3-hexenila, tiveram a longevidade e a fertilidade reduzidas, comparados aos insetos alimentados com as plantas controle. A alteração na quantidade de benzoxazinoides totais não influenciou no desenvolvimento biológico do D. melacanthus, não sabemos ainda quais os fatores envolvidos no mecanismo de defesa entre o D. melacanthus e o milho como hospedeiro, neste caso, provavelmente devido a outros fatores tenha ocorrido alguma alteração que prejudicou a alimentação do inseto em plantas tratadas com os VPIHs. Estudos posteriores serão necessários para elucidar essa hipótese.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.