INTERAÇÃO TRITRÓFICA ENTRE A CULTURA DA GOIABA, PSILÍDEO DAS FOLHAS E INIMIGOS NATURAIS
Palabras clave:
Cycloneda sanguinea, Ceraeochrysa sp., ECOLOGIA QUÍMICA, CONTROLE BIOLÓGICOResumen
Plantas que estão sob ataque de agentes patológicos podem liberar voláteis de atração de inimigos naturais, de repulsão ou ainda de atração do predador desses inimigos. O Triozoida limbata L. (Hemiptera: Triozidae) é uma praga preocupante em cultivos de goiabeira (Psidium guajava L. 1753), árvore pequena da família Myrtaceae, cuja produção anual no Brasil chega a 460,5t, sendo a presença do psilídeo uma influência negativa e considerável à produção dos frutos. Assemelhando-se a outras pragas, o psilídeo possui alguns inimigos naturais que aumentam a eficiência do controle biológico em cultivos comerciais. O estudo da relação tritrófica (planta x T. limbata x inimigos naturais) pode identificar mecanismos para manipulação e/ou utilização de práticas voltadas ao manejo da relação insetos-praga. Objetivando identificar predadores e parasitoides de T. limbata em cultivos da goiabeira, realizaram-se visitas em fazendas que cultivam o fruto na região do Vale do Jaguaribe, Ceará. Foram realizados registros fotográficos e coleta dos espécimes encontrados, tanto da praga como dos inimigos naturais. A existência de duas espécies predadoras, a saber: joaninha-vermelha (Cycloneda sanguinea L. – Coleoptera: Coccinellidae) e o crisopídio (Ceraeochrysa sp. – Neuroptera: Chrysopidae) foram observadas. Com a identificação destes predadores torna-se possível o estudo comportamental, fisiológico e químico destes inimigos naturais para elaborar metodologias voltadas ao Manejo Integrado de T. limbata com a goiabeira.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.