Comportamento de colmeias de Apis mellifera para seleção genética na microrregião de Catolé do Rocha, Paraíba
Palabras clave:
Abelhas, Agressividade, Comportamento higiênicoResumen
A agressividade é vista como um comportamento defensivo executado pelas abelhas, que, ao serem incomodadas, protegem-se contra os inimigos naturais. O comportamento higiênico é uma característica genética de significativa importância visando o controle de ameaças às colmeias. Esta pesquisa busca avaliar as características defensivas e comportamentais de abelhas africanizadas do gênero Apis mellifera em colmeias do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba Campus Catolé do Rocha. Os dados foram coletados em sete enxames silvestres capturados em caixas iscas modelo Langstroth. Os testes de agressividade foram realizados nos horários de 07:00 às 10:00 horas (H1), de 12:00 às 14:00 horas (H2) e das 15:00 às 17:00 horas (H3). A agressividade foi medida pelo método de Stort (1974), com adaptações, em que foram coletados (i) o tempo gasto para que ocorra o enfurecimento das abelhas, (ii) o tempo gasto até a primeira ferroada no isopor e (iii) o tempo gasto para as abelhas acalmarem-se na colmeia. O estudo do comportamento higiênico foi realizado com base no método de perfuração das células de crias. A análise descritiva dos dados se deu através do SAS. Para o enfurecimento das abelhas, observou-se, no horário compreendido entre 07:00 e 10:00 horas, um tempo médio de 39 segundos, sendo este uma medida estatisticamente diferente dos observados em H2 e H3, que foram, respectivamente, 24 e 21 segundos. As colmeias envolvidas na pesquisa apresentaram alto teor de comportamento higiênico, pois, em média, coletaram em 24 horas, 87,25% das células de crias perfuradas e/ou danificadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.