Atividade apícola para o empoderamento das mulheres agricultoras: estudo de caso
Palavras-chave:
Empoderamento das mulheres; apicultura; agricultura familiar, mel.Resumo
A relação das abelhas com o ambiente natural ressalta o potencial da apicultura como prática sustentável, pois as abelhas desempenham um papel crucial na saúde do ecossistema, na conservação da biodiversidade e na segurança alimentar; além disso, é compatível com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estudos anteriores mostram que a participação das mulheres em projetos de apicultura lhes dá acesso a um trabalho remunerado e desencadeia a possibilidade de seu empoderamento e autonomia. O estudo foi realizado no município de São José dos Cordeiros (PB), para avaliar o papel das mulheres na atividade de apicultura e a contribuição da produção de mel para a melhoria dos meios de subsistência das famílias, investigando o processo de empoderamento das mulheres como um dos resultados sociais decorrentes da atividade. Foram enviados questionários para as 6 mulheres participantes da associação de apicultores, das quais obtiveram-se respostas de quatro. Todas as entrevistadas reconhecem a importância da presença feminina na apicultura e percebem a apicultura como uma forma de mostrar que mulheres podem desempenhar papéis importantes em áreas tradicionalmente dominadas por homens, além de destacar a excelência das práticas femininas e o impacto positivo na renda familiar, embora relatem os desafios enfrentados, como a valorização, a necessidade de assistência técnica e de mais investimento na atividade. Os resultados indicam ainda que a participação das mulheres na atividade apícola lhes tem ampliado o acesso a participação em feiras e eventos, além da capacidade de definir e atingir seus objetivos, revelando uma visão compartilhada entre as participantes sobre seu papel na atividade apícola bem como o potencial de empoderamento que a atividade pode oferecer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Luiza Oliveira Ramos, Juliana, Camily, Dayane, Palloma, Edson, Adriana (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.