POTENCIAL INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIPER MARGINATUM SOBRE Plutella xylostella
Palavras-chave:
Piper marginatum, FENILPROPANOIDES, ATIVIDADE INSETICIDA.Resumo
A Plutella xylostella é uma praga que ataca a plantação das hortaliças, como alface, couve e repolho, causando grandes prejuízos aos agricultores. O controle dessa praga é realizado principalmente com aplicação de inseticidas comerciais à base de piretróides e organoclorados, relatados por apresentarem alta toxicidade ao meio ambiente. Uma alternativa ao uso desses inseticidas é a utilização de óleos essenciais (OEs) obtidos de plantas, como por exemplo, de espécies do gênero Piper, relatados por apresentarem uma alta produção de OE e por revelarem uma gama de propriedades biológicas como: antimicrobiana, larvicida, acaricida, inseticida, entre outras. Entre as espécies do gênero, a Piper marginatum, comumente encontrada em bordas de Mata Atlântica em Pernambuco, surge como uma candidata para uso como inseticida natural sobre a P. xylostella. O OE das folhas de P. marginatum, coletadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi obtido por hidrodestilação. A análise por CG-EM do OE das folhas de P. marginatum revelou como constituintes majoritários os fenilpropanoides (Z)-asarona (20,91%), dilapiol (15,78%) e (E)-asarona (15,46%). A avaliação do potencial inseticida do OE de P. marginatum sobre a P. xylostella foi realizado através dos bioensaios de contato residual e de deterrência alimentar. No bioensaio de contato residual, o OE revelou uma concentração letal média (CL50) de 0,3 µL/mL, isto é, o OE foi cerca de 16 vezes mais toxico a P. xylostella do que o controle positivo Azamax (CL50 = 4,9 µL/mL). O OE também se mostrou repelente a P. xylostella, após períodos de 24h, em concentrações acima de 0,01 µL/mL. Esses resultados mostram que o OE de P. marginatum se mostrou um candidato promissor para uso no controle da P. xylostella.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.