Caracterização físico-química de frutos de groselha (Phillantus acidus sp)
Resumo
A groselha (Phyllantus acidus sp) pertence a família Euphorbiaceae e tem origem na Índia e Madagascar. Outra espécie, P. emblica Skeels, de origem na Ásia tropical, é menos conhecida. São frutos ácidos, de cor amarelo-esverdeada, de casca lisa, medem de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro e servem para se fazer geléia e sucos, ou processados com picles. Neste trabalho objetivou-se avaliar as características físico-químicas de frutos de groselha. Os frutos foram obtidos da cidade de Catolé do Rocha-PB, e levados até o laboratório de Química do Centro Vocacional Tecnológico (CVT/UFCG). Os frutos de groselha foram avaliados quanto à Acidez Titulável (g de ac. cítrico/100g), pH, Sólidos Solúveis (%,ºBrix) e teor de vitamina C (mg/100mL), as análises foram realizadas em triplicata, seguindo a metodologia descrita pelo Instituto Adolfo Lutz. O valor médio de acidez do fruto foi de 1,44±0, 158 g de ac. cítrico/100g e valor de pH de 3,03±0,548, mostrando-se elevada acidez. As frutas de groselha apresentaram teor de Vitamina C de 2,36±0,11 mg /100 mL, quando comparado com a groselha preta que apresenta teor de vitamina C de 177 mg/100g, nota-se baixo valor nutritivo desta groselha, pois a vitamina C é essencial para melhorar a absorção de ferro. O valor de Sólidos solúveis foi de 7,03±0,11 %, ºBrix. Os resultados obtidos permitiram concluir que as groselhas é uma fruta muito ácida e que pode ser utilizada para elaboração de produtos de origem vegetal como compotas, geléias, picles, entre outros. No entanto é necessário maior estudo do valor nutricional desta fruta que é pouca conhecida.
Palavras-chave: groselha, frutos, físico-química, acidez.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.