Marketing ambiental e gestão

Autores

  • Frederico Cavalcantes de Moura Universidade Federal de Campina Grande
  • Paulo Gomes Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Adryele Gomes Maia Universidade Federal de Campina Grande
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Yaroslávia Ferreira Paiva Universidade Federal de Campina Grande
  • Patrício Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande
  • George do Nascimento Ribeiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Rosilene Agra da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10274

Palavras-chave:

Marketing dinâmico; Marketing Ambiental; Produtos sustentáveis.

Resumo

Nas últimas décadas, houve uma crescente conscientização do consumidor sobre os efeitos devastador das atividades humanas no planeta. Consequentemente intensificou-se o panorama de informações ambientalmente sensíveis que os consumidores, por sua vez, começaram a compartilhar preocupações, apreensões, opiniões e experiências sobre produtos ecologicamente corretos e empresas verdes. Portanto, este estudo tem como objetivo discutir sobre o Marketing Ambiental voltadas para maior eficiência produtiva e desenvolvimentos de técnicas inovadoras de aproveitamento mais eficaz de rejeitos, não poluição, agregando valor aos seus produtos, à sua marca, e, por consequência, à sua imagem institucional. O presente estudo trata-se de uma revisão de escopo, do tipo bibliográfica onde, com abordagem descritiva do tipo qualitativa. A busca de material ocorreu no mês de dezembro de 2023, a partir das bases de dados da SciELO e Google Acadêmico. Para a busca foram utilizados os seguintes termos (palavras-chaves e delimitadores) combinações dos mesmos através do conectivo “AND”, utilizando os seguintes descritores: “Environmental Marketing”; “Green issues”; “Corporate responsibility” “Government”. Os estudos selecionados foram lidos e analisados, utilizando a literatura especializada para a construção de diálogos e inferências sobre o tema, no intuito de fortalecer as discussões. Autores descriminam os cinco motivos prováveis do surgimento do Marketing Ambiental: I) A percepção de oportunidade gerada pelo marketing ecológico para as empresas de atingir seus objetivos; II) O senso de obrigação moral das empresas de serem sustentáveis; III) As diretrizes governamentais de sustentabilidade para com as empresas; IV) A Concorrência de empresas que aderiram às causas ambientais; V) A possibilidade de redução de custos com a redução de emissões. Por fim, pode-se concluir que a sustentabilidade ambiental não é apenas uma tendência passageira, mas uma questão fundamental na concepção, desenvolvimento e comercialização de novos produtos.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Moura, F. C. de, Bezerra, P. G., Maia, A. G., Medeiros, A. C. de, Paiva, Y. F., Maracajá, P. B., Ribeiro, G. do N., & Silva, R. A. da. (2023). Marketing ambiental e gestão. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(4), 2053–2061. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10274

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