Amamentação em cena: atenção primária como instrumento transformador na vida das gestantes, puérperas e lactentes
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10359Resumo
Objetivo: Relatar as dificuldades enfrentadas para a efetivação da amamentação e desenvolver um espaço de promoção em saúde para gestantes e puérperas, na tentativa de oportunizar o aleitamento materno de forma eficaz aos lactentes. Através de um grupo de gestantes, puérperas e lactentes, desenvolvidos na Unidade Básica de Saúde França Dantas de Lira - Malta, Paraíba. Metodologia: O presente estudo, pauta-se na metodologia de aprendizado e problematização Arco de Maguerez, que parte da observação da realidade de um contexto real e proporciona ao profissional/estudante uma busca pelo conhecimento a fim de solucionar os problemas destacados. Relato: A partir da construção de um grupo de gestantes e lactentes, foi desenvolvido rodas de conversa que, através de momentos teóricos, sanaram dúvidas sobre a amamentação e momentos práticos que demonstraram técnicas que facilitam esse processo. As dificuldades enfrentadas durante a aplicação dessa dinâmica se detiveram à desconstrução de saberes populares, falta de informação, inexperiência e alta carga horária de trabalho. Conclusão: As maiores dificuldades enfrentadas neste período de amamentação é a inexperiência, manuseio das mamas ingurgitadas e com fissuras, além de falta de informação sobre o processo. Todas essas questões criaram uma barreira entre as mães e a amamentação, necessitando da intervenção da atenção primária, onde esta possa desempenhar um papel crucial na promoção da amamentação, influenciando positivamente a adesão e continuidade dessa prática por meio de orientações adequadas às gestantes e lactantes.
Referências
AMORIM JÚNIOR, José de Siqueira Amorim et al. Prática na comunidade mediada pelo Arco de Maguerez: problematização em uma residência multiprofissional em saúde mental. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 35, p. e1456-e1456, 2019.
AMORIM, Milena Vasconcelos et al. Análise das Principais Estratégias de Promoção ao Aleitamento Materno na Atenção Primária à Saúde. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 4, p. 951-974, 2023.
ANDRADE, Heuler Souza; PESSOA, Raquel Aparecida; DONIZETE, Lívia Cristina Vasconcelos. Fatores relacionados ao desmame precoce do aleitamento materno. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 13, n. 40, p. 1-11, 2018.
BEZERRA, Ana Emília Meneses; BATISTA, Luiz Henrique Carvalho; SANTOS, Renata Guerda de Araújo. Amamentação: o que pensam as mulheres que participam de um grupo de pré-natal? Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.
DE MACEDO, Virgilio Luiz Marques et al. Arco de Maguerez como ferramenta na educação em saúde: relato de experiência. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 30, n. 01, 2019.
DE OLIVEIRA, Amanda de Cássia Costa et al. Competência do enfermeiro frente as fissuras mamárias Nurse's competence in relation to breast fissures. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 6, p. 27522-27534, 2021.
DE SOUZA, Dierlen Ferreira et al. Contribuições do Arco de Maguerez na formação em saúde: um relato de experiência/Contributions of Maguerez Arch for health training: an experience report. Journal of Nursing and Health, v. 11, n. 4, 2021.
DIAS, Bruno Vilas Boas et al. Banco de leite humano de Jundiaí/SP: dificuldades percebidas durante a amamentação. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 9, n. 28, p. 83-91, 2019.
DOS SANTOS, Amanda Araújo et al. Ação educativa sobre aleitamento materno no grupo PROAME em uma Unidade Básica de saúde. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 5, pág. e33911526389-e33911526389, 2022.
ESTRELA, Yoshyara da Costa Anacleto; ESTRELA, Yanne Maria da Costa Anacleto; SOUSA, Milena Nunes Alves. Conhecimento sobre aleitamento materno entre puérperas e dificuldades no processo de amamentação. Revista Contemporânea, v. 3, n. 2, p. 1065-1074, 2023.
NUNES, Elicarlos Marques et al. Metodologia ativa na formação do enfermeiro: uma experiência com a aplicação do arco da problematização de Maguerez. Temas em Saúde (João Pessoa), v. 19, n. 5, p. 47-62, 2019. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2019/10/19504.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.
OLIVEIRA, Flávia Silva et al. A efetividade da educação em saúde na prevenção do trauma mamilar na amamentação: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, p. 333-345, 2020.
SILVA, Rosane Meire Munhak et al. Promoção do aleitamento materno: práticas de médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 9, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ítalo Silva da Cruz , Milena Nunes Alves de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.