Desenvolvimento sustentável: aspectos históricos e sociais do surgimento do conceito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11042

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Século XX, Genealogia.

Resumo

O conceito de Desenvolvimento Sustentável, possui uma história recente. Pensando em sua genealogia, cabe ressaltar que se está diante de um conceito produzido no século XX, elaborado no pós-guerra, momento em que a comunidade global inicia um movimento para manutenção da vida humana no planeta, após as atrocidades realizadas durante as duas grandes guerras. Assim, cabe questionar-se: como a literatura especializada sobre Desenvolvimento Sustentável apresenta os processos de formação histórica e social do conceito? O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica da literatura sobre a formação histórica e social do conceito de Desenvolvimento Sustentável, com vistas a produção de um texto introdutório sobre a temática. Metodologicamente, o estudo é de caráter qualitativo e consiste em uma revisão bibliográfica da literatura. Pode-se considerar que a criação do conceito de DS é atravessado por conjunturas históricas e sociais, com destaque para os acontecimentos do período pós-guerras, que produziram tensões mundiais em torno da manutenção da paz mundial, bem como o não-uso de tecnologias armamentistas por parte das nações. Conclui-se que o contexto histórico e social precedente a década de 1980, que marca o surgimento oficial do conceito de DS, é fundamental para compreender como surgiram as preocupações mundiais sobre os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente.

Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Universidade Regional do Cariri / Universidade Federal do Cariri (Proder/CNPq)

Professor e Coordenador de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri - Campus Bárbara de Alencar (Portaria n 582/2023). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA) com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Analina Lima Sales, Universidade Federal do Cariri

Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA)

Érika Romana Gomes, Universidade Federal do Cariri

Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA).

Estelita Lima Cândido, Universidade Federal do Cariri

Graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, com Especialização em ECOLOGIA, Mestrado em SAÚDE PÚBLICA, Doutorado em BIOTECNOLOGIA e Pós-Doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE. É professora da Universidade Federal do Cariri, onde atua como docente permanente da graduação e dos cursos de Pós-graduação: Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e Mestrado em Ciências da Saúde. É docente permanente do mestrado em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). 

Diego Coelho do Nascimento Nascimento, Universidade Regional do Cariri

Licenciado em Geografia e Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará (UFC/ Campus Cariri) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor Efetivo na Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração Pública e Gestão Social. Docente nos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA), em Administração (PPGADM), e no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), todos na UFCA, e no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional da Universidade Regional do Cariri (PROFGEO/URCA). 

Mira Raya Paula de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGMA/IFCE)

Doutora em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora do Mestrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGMA/IFCE).

Referências

BARBIERI, J. C. Desenvolvimento Sustentável: das origens à agenda 2030. Petrópolis: Vozes, 2020.

BARBOSA, G. S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões, v. 4, n. 1, p. 1-11, 2008.

COMISSÃO MUNDIAL PARA O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso Futuro Comum. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

ESTENDER, A. C.; PITTA, T. T. M. O conceito do desenvolvimento sustentável. Revista Terceiro Setor, v. 2, n. 1, p. 22-28, 2008.

FISCHMANN, R. Educação, direitos humanos, tolerância e paz. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 11, p. 67-77, 2001.

MATHIAS, L. A ONU e a nova ordem internacional. Nação e Defesa, 1986.

MUNCK, Luciano; SOUZA, Rafael Borim de. Desenvolvimento sustentável ou modernização ecológica? Uma análise exploratória. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 137–162, 2010. DOI: 10.5433/1679-4842.2010v12n2p137. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/7583. Acesso em: 8 out. 2024.

OLIVEIRA, N. C.; MOREIRA, P. G. O Brasil e as três conferências das Nações Unidas sobre meio ambiente. História e Economia, v. 9, n. 2, p. 99-116, 2011.

ONU. Carta das Nações Unidas. 1945. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91220-carta-das-na%C3%A7%C3%B5es-unidas Acessado em: ago. 2024.

PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor. Evolução histórica e política das principais conferências mundiais da onu sobre o clima e meio ambiente. Revista Iberoamericana de Bioética, n. 1, p. 1-14, 2016.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SCIFONI, S. Resenha - RIBEIRO, Wagner Costa et al. A ordem ambiental internacional. São Paulo: Editora Contexto, 2001. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n° 11, pp. 145-147, 2002.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.

VEIGA, J. E. O prelúdio do desenvolvimento sustentável. CAVC, Economia brasileira: perspectivas do desenvolvimento, p. 243-266, 2005.

VEIGA, J. E. Para entender o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora 34, 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Gomes Filho, A. dos S., Sales, A. L., Gomes, Érika R., Cândido, E. L., Nascimento, D. C. do N., & Lima, M. R. P. de. (2024). Desenvolvimento sustentável: aspectos históricos e sociais do surgimento do conceito. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(4), 4416–4420. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11042