Análise da situação de saúde dos diabéticos de unidade básica de saúde de Santa Luzia, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11167Palavras-chave:
Situação de Saúde. Diabetes Mellitus. Unidade Básica de Saúde.Resumo
Objetivou-se identificar a situação de saúde dos portadores de diabetes acompanhados em uma UBS de Santa Luzia, Paraíba, de acordo com o número de atendimentos no período de junho a dezembro de 2024. Tratou-se de um estudo, de natureza documental descritiva retrospectiva, foi analisado dados secundários obtidos por meio do sistema e-SUS e visitas domiciliares realizadas pela equipe multiprofissional da UBS Márcia Patrícia Medeiros, em Santa Luzia, Paraíba. A coleta de dados deu-se entre junho e dezembro de 2024. Os dados coletados foram sistematizados em tabelas e gráficos, permitindo uma análise estatística descritiva simples para compreensão e interpretação dos resultados. Os achados revelam uma alta prevalência de diabetes mellitus, principalmente entre indivíduos acima de 60 anos, com destaque para as mulheres, possivelmente devido a fatores biológicos e à maior busca por cuidados de saúde. Elencou-se a relação entre envelhecimento, estilo de vida sedentário, aumento da obesidade e redução da função metabólica foi apontada como fator determinante no surgimento e agravamento do DM. Foi observado a baixa prevalência do uso de insulina indica possíveis dificuldades de adesão ao tratamento ou falhas na detecção precoce da necessidade terapêutica. Diante disso, o estudo reforça a importância de intervenções preventivas, como educação em saúde, promoção de hábitos saudáveis e políticas públicas voltadas às populações vulneráveis. Conclui-se que existe a necessidade de estudos populacionais detalhados para a formulação de estratégias eficazes no combate a diabetes e na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rhíssia Barbosa Palmeira Limeira, Milena Nunes Alves de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.