O uso das tecnologias como ferramenta facilitadora da educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11262

Palavras-chave:

Educação inclusiva; Tecnologias assistivas; Personalização do ensino; Inclusão digital; formação de professores.

Resumo

A educação inclusiva visa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, cognitivas ou sociais, tenham acesso ao mesmo ambiente educacional. O uso das tecnologias digitais tem se mostrado uma ferramenta eficaz na promoção da inclusão escolar, oferecendo recursos e estratégias para facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência. Este artigo discute o impacto das tecnologias assistivas e outras ferramentas digitais na educação inclusiva, destacando suas contribuições para a personalização do ensino, a socialização dos alunos e o papel fundamental da capacitação dos professores.

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 8 mar. 2025.

BRASIL. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 8 mar. 2025.

COSTA, R. A. Tecnologias digitais e inclusão: possibilidades de aprendizagem para alunos com deficiência. Educação e Tecnologias, v. 19, p. 123-137, 2020.

OLIVEIRA, M. S. Formação de professores para a educação inclusiva: a importância das tecnologias assistivas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 3, p. 457-470, 2017.

PEREIRA, A. F.; SILVA, J. D. Tecnologias assistivas na educação: desafios e perspectivas para a inclusão escolar. Educação e Tecnologia, v. 14, n. 2, p. 78-89, 2019.

SANTOS, M. C. O uso das tecnologias digitais na educação inclusiva: um estudo sobre a aplicação de recursos assistivos nas escolas públicas. Revista de Educação Inclusiva, v. 22, n. 1, p. 67-81, 2017.

SILVA, L. F.; ALMEIDA, R. T. Tecnologias e educação inclusiva: desafios e estratégias para o ensino de alunos com deficiência. Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais, v. 18, n. 4, p. 22-35, 2018.

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Costa Pereira, A. M., Oliveira, J. S. de, Nascimento, J. L. A. do, Sousa, T. S. R., Vieira, M. B. da S., Santos, E. A., Silva, G. G., Silva, M. A. da, & Almeida, A. B. B. (2025). O uso das tecnologias como ferramenta facilitadora da educação inclusiva . Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 323–328. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11262

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)