Memórias de Família: a história de militância do Sr. Sérgio de Vasconcellos
Resumo
O objetivo do artigo é analisar a entrevista que o Sr. Sergio de Vasconcellos concedeu ao pesquisador Guilherme Jorge Figueira envolvido no projeto de pesquisa, cujo título é Memórias de Família. A categoria teórica que é utilizada para analisar o discurso do Sr. Sergio de Vasconcellos é a memória, da forma como é construída por Certeau (1974, 1975), Ricoeur (2012) e Candau (2013). O artigo encontra-se dividido em duas partes, sendo elas: Categoria de análise: a memória; Memórias de Família: a história de militância do Sr. Sérgio de Vasconcellos. Por fim, enfatiza-se o fato do depoimento do Sr. Sérgio de Vasconcellos ser uma pequena prova de que a história não é construída apenas por grandes estadistas e por grandes acordos políticos, econômicos e militares. A história também é uma construção ligada ao cotidiano, a vida familiar e aos sonhos e aspirações de uma sociedade mais igualitária desenvolvidos pelo homem comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.