Arquivo e Memória: um estudo sobre as fontes arquivísticas na comunidade quilombola Grilo-PB
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre as fontes arquivísticas acumuladas pela comunidade quilombola Grilo, na Paraíba. A proposta nasceu a partir da problemática de que tipo de documento a comunidade Grilo produz e recebe e quais são as prerrogativas legais sobre as comunidades de remanescentes de quilombos. Nesse contexto, desenvolver pesquisas na área da Arquivologia que contemplem essas comunidades tem grande relevância para a preservação de sua identidade e memória a partir da organização de seus arquivos, visto que eles são utilizados como um espaço social de informação estratégica. Assim, as comunidades quilombolas precisam organizar tais informações de modo que reflitam a sua cultura, identidade e memória através da organização de seu acervo documental. Para a execução desta pesquisa usamos como método a pesquisa bibliográfica. O estudo fundamentou-se na pesquisa histórica sobre a formação dos quilombos apresentadas por Amaral (2011), Arruti (1997:2006), Flores (2006) e O’Dwyer (2002). Apresentam-se também as reflexões sobre arquivo e sua importância segundo Jardim (1987) e Silva (2002) entre outros, como também a conceituação sobre memória social discutida por Mott (2007) e Le Goff (1994) e Nora (1993). Com este estudo, conclui-se que a comunidade Grilo possui um significativo acervo arquivístico a ser tratado para atender às necessidades específicas da instituição, de maneira que as fontes arquivísticas na comunidade possam representar sua identidade e memória.
Palavras-Chave: Arquivo. Memória. Quilombola. Quilombo Grilo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.