Uma rede de inter-relações no pensamento de Hannah Arendt e suas contribuições para a educação
Resumo
: o presente artigo aborda a rede de inter-relações no pensamento da filosofa política Hannah Arendt. A problemática em questão: “como a inter-relação entre os conceitos fundamentais de Arendt, essencialmente, o de vita activa, contribui para repensar a educação no tempo hodierno?” Objetivamos primordialmente analisar o grau de intensidade das atividades humanas reduzidas à habilidade de animal laborans tornaram-se contribuintes à supressão da liberdade e da ação nos tempos hodiernos. Como verificar os conceitos de política, ação, liberdade e vita activa, utilizados por Hannah Arendt para refletir acerca da pertinência do complexo vita activa para educação na atualidade. Empregamos neste itinerário investigativo a metodologia de revisão bibliográfica temática e construções de mapas conceituais. Despontaram-se no horizonte investigativo, diversas discussões de aspectos sociais de níveis globais que se refletem na educação, estabelecendo uma tríplice interligação entre a filosofia, educação e política. Destarte, o texto se encontra subdividido em três eixos essenciais: primeiro no debate acerca do pensamento arendtiano, segundo o embate entre animal laborans e vita activa e o terceiro, acerca da pertinência das ideias de Hannah Arendt para a educação. Impeliu-nos em cada eixo, um ponto axial, todavia, os três se interligam no complexo de Hannah Arendt, tanto para pensar questões sociais globais da atualidade, quanto para repensar o atual ensino brasileiro. Evidenciamos a ação como mantedora da vita activa e a ascensão do animal laborans como contribuinte para o fortalecimento das vertentes individualistas, consumistas, de mundo online, pobreza e da crise mundial dos refugiados, bem como o pensamento de engajamento social de Hannah Arendt para repensar a educação, pautada na diogicidade e na criticidadeReferências
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