Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso: Instrumento Eficaz de Proteção Ambiental Ou Retrocesso Jurídico-Institucional
Resumo
O Licenciamento Ambiental é um meio jurídico através do qual as autoridades públicas regulamentam e monitoram as atividades econômicas que acarretam impacto ambiental considerável. Esta é uma ferramenta essencial para equilibrar as demandas econômicas com a salvaguarda ambiental, com a intenção de controlar ações humanas que possam ter impactos relevantes no meio ambiente. Diante dessa controvérsia, o presente artigo tem como objetivo analisar o Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso como instrumento eficaz de proteção ambiental ou retrocesso jurídico-institucional. Para isso, serão analisados os princípios e normas do direito ambiental que regem o licenciamento ambiental e as implicações do LAC para a proteção do meio ambiente. Desta forma, este estudo trouxe à tona um importante debate sobre a proteção ambiental e a necessidade de se buscar alternativas para garantir um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. É fundamental que a sociedade esteja engajada nesse processo, buscando soluções para os desafios ambientais e valorizando a importância da proteção ambiental para o presente e o futuro das gerações.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Conama nº 237, de 19 de dezembro de 1997. Dispõe sobre licenciamento ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jan. 1998. Seção 1, p. 8-14.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CUNHA, Beatriz; FARIAS, Patrícia Menegaz de. A necessidade de uma lei de licenciamento ambiental geral e a proposta de licenciamento ambiental por adesão e compromisso. 2021.
GALBIATTI SILVEIRA, Paula. Legal Framework for the Solution of Internal Conflicts in the Environmental Licensing Process of Renewable Energy Projects in Brazil and Germany. In: Climate Protection and Environmental Interests in Renewable Energy Law: Perspectives from Brazil and Germany. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 163-240.
GODOY, Sandro Marcos. O meio ambiente e a função socioambiental da empresa. Birigui: Boreal, 2017.
GRANZIERA, Maria Luiza Machado; REI, Fernando. Licenciamento ambiental. Editora Foco, 2022.
HEINEN, Juliano. Regulação Econômica 3º Lugar: Licenciamento por adesão e compromisso: regulação para a sustentabilidade ambiental e econômica. 2022.
OLIVEIRA, Carla Maria Frantz de Vasconcelos. Licenciamento ambiental. 2012. 123 f., il. Monografia (Pós-Graduação em Direito) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
RAMIRES, Celso Costa. Licenciamento Ambiental: Entrave ou Referência de Sustentabilidade? Revista Eletrônica Direito e Política, v. 10, n. 2, p. 946-974, 2015.
TEIXEIRA, Diego Monte. Os procedimentos do licenciamento ambiental. Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União, n. 32/33, p. 37-69, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.