QUALIDADE NO ATENDIMENTO: PADRONIZAÇÃO COM BASE NO MODELO PDCA

Autores

  • Luciana Isabelli Costa de Paula CCTA-UFCG
  • Nígila Maria da Costa Benevides
  • Washington Sales do Monte
  • Edivaldo Rabelo de Menezes
  • Morgana Aragão Araújo

Palavras-chave:

Padronização, Qualidade, Controle.

Resumo

O uso do PDCA (Ciclo de controle estatístico do processo, que pode ser repetido continuamente sobre qualquer processo ou problema.) costuma propiciar resultados significativos nas empresas. Mas, é preciso verificar em que consiste este método e se há alternativas a ele. Para tal, são analisados conceitos como: conhecimento, solução de problemas, metodologia, método e técnica. Estes conceitos são considerados sob a ótica da gestão da qualidade. Este artigo tem o objetivo de prover um aporte para uma fundamentação teórica e uma estrutura de interligação envolvendo diferentes conceitos que podem ser relacionados ao PDCA. O giro do ciclo PDCA deve ser feito constantemente, trazendo resultados de melhoria contínua para os processos e, consequentemente para a organização. Este estudo procura demonstrar a importância da utilização deste ciclo para garantia da qualidade do produto/serviço. Para a contextualização do tema, o artigo se propôs a um estudo observacional e qualitativo através de um censo, no setor óptico da região, com seu respectivo modelo de implantação e aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª Edição. São Paulo –SP: Prentice Hall, 2000.

______ Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

______ Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2006.

KOTLER, P e ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9 ed. São Paulo:Prentice Hall, 2003.

OAKLAND, J. S. Gerenciamento da Qualidade Total. São Paulo: Nobel, 1994.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

PAULA, L. I. C. de; BENEVIDES, N. M. da C.; MONTE, W. S. do; MENEZES, E. R. de; ARAÚJO, M. A. QUALIDADE NO ATENDIMENTO: PADRONIZAÇÃO COM BASE NO MODELO PDCA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 41–49, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6602. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>