A participação comunitária frente das possibilidades inclusivas dos sujeitos diagnosticados com transtornos mentais: uma revisão narrativa
Abstract
Os transtornos mentais representam um dos principais alvos
científicos da psicopatolgia enquanto perspectiva metodológica em seus
diferentes sentidos teórico-práticos, envolvendo condições especificadas, dados
epidemiológicos e estruturações aplicativas em suas abordagens consolidadas e
preliminares, agrupando diferentes movimentações psicológicas, emocianais e
psicossociais. Nos sentidos comunitários, entende-se que as acepções e
contextualizações individuais-coletivas intrínsecas nos âmbitos societários se
intelrigam diretamente com as pontuações em saúde mental e as suas
possibilidades de adoecimento-sofrimento psíquico, pendendo, ao mesmo
tempo, consolidar alternativas dinâmicas para a fortificação de atividades
promoção e prevenção perante das valorizações e acolhimentos intra e
interpessoais. Seguindo tais afirmativas, o presente estudo objetiva o
levantamento de discussões e reflexões sobre a pertinência da participação
comunitária enquanto instrumento e modalidade interativa capaz de promover
dinâmicas inclusivas perante do público diagnosticado com transtornos mentais,
levando em consideração as diferentes potencialidades interventivas. Para isso,
valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organização,
captação e categorização das informações pontuadas, utilizando-se de artigos
científicos, capítulos de livro e outras profissões especializadas como principal
fonte de pesquisa, encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico,
Scielo, Web of Science e PePSIC. Portanto, exposto as caracterizações iniciais
do trabalho em questão, direcionam-se os demais pontos visualizados a partir do
acolhimento global e inclusivo dos sujeitos diagnosticados com transtornos
mentais, tendo como plano de fundo as proposições significativas da
participação comunitária.
Palavras-chave: Participação Comunitária. Inclusão. Transtornos Mentais..