Pedagogia jurídica e a suas potencialidades interdisciplinares: uma perspectiva dialógica mediante das contextualizações nacionais

Autores/as

  • Marcos Vitor Costa
  • Aldenice Barbosa dos Santos

Resumen

A circularidade entre os campos pedagógicos e os panoramas jurídicos se fazem primordiais nas edificações dos enfoques compreensivos e aplicativos nas instâncias educativas, judiciárias e de ensino especializado, fomentando amplitudes técnicas, difusoras e experienciais, tendo os aspectos pedagógicos-jurídicos como um dos agentes mediadores e constituintes nesses variados processos formativos e de constantes inovação nos recortes atuais. Seguindo tais premissas, o presente estudo discute sobre como as acepções, as constantes teórico-práticas e as direções profissionais da Pedagogia Jurídica se integram como alternativas e potencialidades interdisciplinares perante das esquemáticas judiciárias e de ensino mediante das contextualizações contemporâneas, levando em consideração as recorrentes articulações e aperfeiçoamentos desta área, indo além dos paradigmas unilaterais. Para isso, operou-se a metodologia de revisão narrativa, enquanto eixo organizativo e estrutural em pesquisas bibliográficas, buscando artigos científicos, obras especializadas e outras produções acadêmicas relacionadas a temática aqui levantada como principais fontes de buscativa, sendo predominantemente encontradas nas bases digitais do Google Acadêmico, Scielo e Portal de Trabalhos da CAPES.

 Palavras-chave: Pedagogia Jurídica. Interdisciplinaridade. Contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-07-07

Cómo citar

Marcos Vitor Costa, & Santos, A. B. dos. (2024). Pedagogia jurídica e a suas potencialidades interdisciplinares: uma perspectiva dialógica mediante das contextualizações nacionais. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 12(1), 0054–0061. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/10610

Número

Sección

Artigos