ANÁLISE HISTÓRICA DA PEQUISA DE ANTIMICROBIANOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM LEITE, BRASIL
Contenido principal del artículo
Resumen
A realização do presente trabalho teve o objetivo de fazer uma análise histórica da pesquisa de antimicrobianos do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Leite (PNCRCL), que integra o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), desde a sua criação até 2014, com base nos dados oficiais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Desde o início efetivo do programa, que se deu no ano de 2005, foram analisadas 2.238 amostras de leite. Este valor, porém, representa apenas 61,5% do programado. Destas amostras, foram detectadas apenas 0,32% (n=5) violações para resíduos de antimicrobianos no período estudado do programa. Com relação às classes de antibióticos observadas nos relatórios do PNCRCL, as principais foram: tetraciclinas, sulfas e anfenicóis. Por fim, há divergência entre os resultados oficiais e os outros trabalhos realizados no Brasil.
Descargas
Detalles del artículo
Termo de cessão de Direitos Autorais
Citas
BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria nº 86, de 26 de janeiro de 1979. Aprova o Programa Nacional de Controle de Resíduos Biológicos em Carnes. Brasília, Diário Oficial da União, 1979.
_________, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 42 de 20 de dezembro de 1999. Altera o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal – PNCR e os Programas de Controle de Resíduos em Carne – PCRC, Mel – PCRM, Leite – PCRL e Pescado – PCRP. Brasília, Diário Oficial da União, 1999.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria Nº 154 de 13 de junho de 2006. Publica os resultados do monitoramento dos Programas de Controle de Resíduos em Carne (Bovina, Aves, Suínas e Equina), Leite, Mel, Ovos e Pescado - PNCR - 55 do exercício de 2005.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 8 de 30 de março de 2007. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2006.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 9 de 30 de março de 2007. Aprova os Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carne (Bovina, Aves, Suína e Equina), Leite, Mel, Ovos e Pescado do exercício de 2007.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 9 de 10 de abril de 2008. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2007.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 15 de 25 de maio de 2009. Publica os resultados do monitoramento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2008.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 6 de 16 de março de 2010. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2009.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 06 de 25 de fevereiro de 2011. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2010
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 07de 04 de abril de 2012. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2011.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 07de 27 de março de 2013. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves, de Avestruz e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do 58 exercício de 2012.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria SDA Nº 60 de 07 de maio de 2014. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves, de Avestruz e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2013.
________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria SDA Nº 22 de 07 de abril de 2015. Divulga os resultados do subprograma de monitoramento e do subprograma exploratório do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC do ano de 2014, das cadeias de carnes bovina, suína, caprina, ovina, equina, de ave e de avestruz e cadeias de leite, ovos, mel e pescado.
MACEDO, L. C. S.; FEITAS, J. A. Ocorrência de resíduos de antimicrobianos em leite. Ciências Agrárias, Belém, n. 52, p. 147-157, jul./dez. 2009.
MARTIN, José Guilherme Prado. Resíduos de antimicrobianos em leite – uma revisão. Segurança Alimentar e Nutricional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 80-87, 2011.
MENDES, C.G.; SAKAMOTO, S.M.; SILVA, J.B.A.; LEITE, A.Í. Pesquisa de resíduos de beta-lactâmicos no leite cru comercializado clandestinamente no município de Mossoró, RN, utilizando o delvotest SP. Arquivo Instituto Biológico, São Paulo, v.75, n.1, p.95-98, jan./mar. 2008.
NERO, L. A.; MATTOS, M. R.; BELOTI, V.; BARROS, M. A. F.; FRANCO, B. D. G. M. Resíduos de antibióticos em leite cru de quatro regiões leiteiras no Brasil. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 27, n. 2, p. 391-393, abr/jun. 2007.
SILVA, T. S. Abordagem Crítica Sobre o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Leite com ênfase em antibióticos. In: SEMINÁRIO – À DISCIPLINA SEMINÁRIOS APLICADOS, 46f, 2009, Goiás. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Universidade Federal de Goiás, 2009.
SILVA, D. P. et al. Resíduos de Antibiótico em Leite: Prevalência, danos à Saúde e Prejuízos na Indústria de Laticínios. Evidência-Ciência e Biotecnologia, v. 13, n. 2, p. 137-152, 2013.
SOUSA, F. C. Ocorrência de resíduos de antibióticos em leites pasteurizados comercializados no estado do Ceará – Brasil. Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Rio Grande do Norte, v.5, n.4, p. 10-14, out/dez. 2010.