Bebidas alcoólicas com feijoa: uma pesquisa de mercado na região sul do Brasil

Contenido principal del artículo

Milena de Souza Tomaz
Ana Carolina Moura de Sena Aquino
Diego Santiago Tupuna-Yerovi
GILIANI SARTORI

Resumen

Além do consumo para lazer, as bebidas alcoólicas têm sido cada vez mais procuradas pelo seu apelo nutricional e funcional mediante sua composição, muitas vezes rica em compostos com atividade antioxidante. Uma das formas de agregar valor nutricional às bebidas é elabora-las a partir de matérias-primas ricas em vitaminas e compostos fenólicos, como a feijoa. A feijoa, é uma fruta nativa da região Sul do Brasil, ainda pouco conhecida e consumida, mas que possui relevantes propriedades sensoriais e nutricionais, sendo assim, considerada uma das frutas do futuro. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil de possíveis consumidores de bebidas alcoólicas produzidas com feijoa na região Sul do Brasil. Para esta pesquisa, empregou-se um formulário on-line, estruturado não disfarçado, no qual participantes acima de 18 anos foram convidados a responder questões sobre dados sócio demográficos, conhecimento sobre feijoa e seus produtos, consumo e preferência por bebidas alcoólicas. Um total de 320 participantes responderam ao questionário, cuja maioria pertencia ao sexo feminino (63,7%), de idade entre 30 e 39 anos (32,2%), com altas escolaridade e renda, pertencentes ao Estado de Santa Catarina (82,5%), sendo que 78,9% dos entrevistados afirmaram conhecer e 93,6% afirmaram gostar da fruta. Dentre as bebidas sugeridas, espumante (61,4%) e cerveja (48,3%) foram as bebidas preferidas, sendo o sabor o atributo principal no momento de compra/consumo. Estes resultados podem indicar uma nova forma de fortalecer e ampliar a cadeia produtiva da feijoa mediante produção de novos produtos e que possam vincular as propriedades bioativas desta fruta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
de Souza Tomaz, M., Moura de Sena Aquino, A. C., Santiago Tupuna-Yerovi , D. ., & SARTORI, G. (2021). Bebidas alcoólicas com feijoa: uma pesquisa de mercado na região sul do Brasil. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 854–858. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8784
Sección
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos