Bebidas alcoólicas com feijoa: uma pesquisa de mercado na região sul do Brasil
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Resumen
Além do consumo para lazer, as bebidas alcoólicas têm sido cada vez mais procuradas pelo seu apelo nutricional e funcional mediante sua composição, muitas vezes rica em compostos com atividade antioxidante. Uma das formas de agregar valor nutricional às bebidas é elabora-las a partir de matérias-primas ricas em vitaminas e compostos fenólicos, como a feijoa. A feijoa, é uma fruta nativa da região Sul do Brasil, ainda pouco conhecida e consumida, mas que possui relevantes propriedades sensoriais e nutricionais, sendo assim, considerada uma das frutas do futuro. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil de possíveis consumidores de bebidas alcoólicas produzidas com feijoa na região Sul do Brasil. Para esta pesquisa, empregou-se um formulário on-line, estruturado não disfarçado, no qual participantes acima de 18 anos foram convidados a responder questões sobre dados sócio demográficos, conhecimento sobre feijoa e seus produtos, consumo e preferência por bebidas alcoólicas. Um total de 320 participantes responderam ao questionário, cuja maioria pertencia ao sexo feminino (63,7%), de idade entre 30 e 39 anos (32,2%), com altas escolaridade e renda, pertencentes ao Estado de Santa Catarina (82,5%), sendo que 78,9% dos entrevistados afirmaram conhecer e 93,6% afirmaram gostar da fruta. Dentre as bebidas sugeridas, espumante (61,4%) e cerveja (48,3%) foram as bebidas preferidas, sendo o sabor o atributo principal no momento de compra/consumo. Estes resultados podem indicar uma nova forma de fortalecer e ampliar a cadeia produtiva da feijoa mediante produção de novos produtos e que possam vincular as propriedades bioativas desta fruta.
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