O Uso das Metodologias Ativas em Aulas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10134Resumo
Há tempos a maneira de ensinar vem passando por evoluções progressivas, especialmente nos espaços das residências na área da saúde. É crucial que o modo tradicional de ensino abra espaço para o desenvolvimento de práticas que culminem em uma aprendizagem significativa. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência interdisciplinar através do uso de metodologias ativas aplicadas nas disciplinas de Políticas Públicas e Gestão em Saúde e Educação em Saúde e Abordagem Interdisciplinar e Interprofissional, componentes teóricos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Hospital Universitário da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Este trabalho foi um estudo descritivo, observacional, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no período de março a junho de 2023. Participaram do presente estudo 8 alunos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFNT, abrangendo as áreas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia. Ao fim das intervenções, pôde-se perceber maior domínio e autonomia dos residentes em relação aos conteúdos ministrados e aperfeiçoamento na prática assistencial, demonstrando empatia e pensamento crítico. Para além disso, os alunos avaliaram de maneira positiva as metodologias realizadas que permitiram maior dinamismo e protagonismo nas ações executadas.
Palavras-chave: Educação interprofissional. Educação profissional em saúde pública. Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Maurílio da Silva Carrias, Karina e Silva Pereira, Nara Siqueira Damaceno, Suelyne Rodrigues de Morais, Thaís Fonseca Bandeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess