Aprender com a prática: conhecendo o acolhimento em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10211

Palavras-chave:

Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental, Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente, Acolhimento, Integração docente-assistencial

Resumo

O acolhimento é uma diretriz da atenção psicossocial de crianças e adolescentes, em que Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) têm as portas abertas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse estudo foi desenvolvido a partir da experiência de articulação entre a unidade de saúde, o CAPSij de Mariana - MG, e a Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto em ações de ensino-serviço. O objetivo do estudo foi analisar de forma descritiva os acolhimentos e contribuir para orientar os processos de trabalho do CAPSij. O estudo teve caráter descritivo, abordagem quantitativa e foi realizado com informações coletadas do “Caderno de Acolhimento”, um dispositivo de monitoramento das demandas que chegam à unidade criado pela equipe. Como resultados, o estudo permitiu levantar que a maioria das crianças e adolescentes acolhidos são do sexo biológico masculino. Quase metade dos indivíduos chegam à unidade por demanda espontânea. As queixas mais frequentes são problemas de comportamento social, tais como conflitos familiares, agitação, pouca socialização, timidez e alterações de comportamento. Em segundo lugar está a categoria de sintomas depressivos/isolamento e a terceira queixa mais presente foi a queixa escolar, relacionada com dificuldade de aprendizado, pouca autonomia, desatenção e baixo rendimento escolar. Conclui-se que, com alta demanda espontânea, o CAPSij precisa aprimorar ações com os usuários e parceiros intersetoriais como as escolas, para que obtenham o cuidado mais indicado para cada situação. As ferramentas de registro do acolhimento promovem ações em saúde mais compatíveis com as necessidades dos usuários.

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Biografia do Autor

Adriana Maria de Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais

Doutora em Ciências Humanas - Sociologia e Política,  Mestra em Sociologia e  Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais

Marcus Vinícius de Souza Sabino, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais

Acadêmico de medicina na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Campus Morro do Cruzeiro, Minas Gerais

Diogo Fontana Peixoto, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais

Acadêmico de medicina na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Campus Morro do Cruzeiro, Minas Gerais

Marcela Alves de Lima Santos, Prefeitura Municipal de Mariana, Minas Gerais

Professora substituta do Departamento de Medicina de Família Saúde Mental e Coletiva da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, Servidora efetiva na Prefeitura de Mariana (MG) e atua na Secretaria Municipal de Saúde

Adelina Malvina Barbosa Nunes, Prefeitura Municipal de Mariana , Minas Gerais

Doutoranda em Educação- Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto ( PPGE-UFOP) Mestra em Educação (PPGE-UFOP). Psicóloga, Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Servidora efetiva na Prefeitura de Mariana (MG) e atua na Atenção Primária a Saúde

Carla Santiago de Resende Abranches, Prefeitura Municipal de Mariana, Minas Gerais

Fonoaudióloga, Referência Técnica no Centro de Atenção Psicossocial Infantil/CAPSij de Mariana, Minas Gerais

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Figueiredo, A. M. de, Sabino, M. V. de . S., Peixoto, D. F., Santos, M. A. de L., Nunes, A. M. B., & Abranches, C. S. de R. (2024). Aprender com a prática: conhecendo o acolhimento em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(2), 321–330. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10211

Edição

Seção

Artigos