Aprender com a prática: conhecendo o acolhimento em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10211

Palavras-chave:

Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental, Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente, Acolhimento, Integração docente-assistencial

Resumo

O acolhimento é uma diretriz da atenção psicossocial de crianças e adolescentes, em que Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) têm as portas abertas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse estudo foi desenvolvido a partir da experiência de articulação entre a unidade de saúde, o CAPSij de Mariana - MG, e a Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto em ações de ensino-serviço. O objetivo do estudo foi analisar de forma descritiva os acolhimentos e contribuir para orientar os processos de trabalho do CAPSij. O estudo teve caráter descritivo, abordagem quantitativa e foi realizado com informações coletadas do “Caderno de Acolhimento”, um dispositivo de monitoramento das demandas que chegam à unidade criado pela equipe. Como resultados, o estudo permitiu levantar que a maioria das crianças e adolescentes acolhidos são do sexo biológico masculino. Quase metade dos indivíduos chegam à unidade por demanda espontânea. As queixas mais frequentes são problemas de comportamento social, tais como conflitos familiares, agitação, pouca socialização, timidez e alterações de comportamento. Em segundo lugar está a categoria de sintomas depressivos/isolamento e a terceira queixa mais presente foi a queixa escolar, relacionada com dificuldade de aprendizado, pouca autonomia, desatenção e baixo rendimento escolar. Conclui-se que, com alta demanda espontânea, o CAPSij precisa aprimorar ações com os usuários e parceiros intersetoriais como as escolas, para que obtenham o cuidado mais indicado para cada situação. As ferramentas de registro do acolhimento promovem ações em saúde mais compatíveis com as necessidades dos usuários.

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Biografia do Autor

Marcela Alves de Lima Santos, Prefeitura Municipal de Mariana, Minas Gerais

Professora substituta do Departamento de Medicina de Família Saúde Mental e Coletiva da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, Servidora efetiva na Prefeitura de Mariana (MG) e atua na Secretaria Municipal de Saúde

Adelina Malvina Barbosa Nunes, Prefeitura Municipal de Mariana , Minas Gerais

Doutoranda em Educação- Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto ( PPGE-UFOP) Mestra em Educação (PPGE-UFOP). Psicóloga, Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Servidora efetiva na Prefeitura de Mariana (MG) e atua na Atenção Primária a Saúde

Carla Santiago de Resende Abranches, Prefeitura Municipal de Mariana, Minas Gerais

Fonoaudióloga, Referência Técnica no Centro de Atenção Psicossocial Infantil/CAPSij de Mariana, Minas Gerais

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Figueiredo, A. M. de, Sabino, M. V. de . S., Peixoto, D. F., Santos, M. A. de L., Nunes, A. M. B., & Abranches, C. S. de R. (2024). Aprender com a prática: conhecendo o acolhimento em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(2), 321–330. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10211

Edição

Seção

Artigos