Educação em saúde para a prevenção de doenças parasitárias na infância
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10237Palavras-chave:
Atenção integrada às doenças prevalentes na Infância, Parasita e Infância, Parasitose , Prevenção de doençasResumo
As parasitoses são consideradas um problema de saúde mundial pois, ainda que não apresentem elevada taxa de mortalidade, causam prejuízos importantes para as crianças. No Brasil essas parasitoses ainda são um sério problema de saúde pública, sendo sua maior prevalência nas comunidades em posição socioeconômica mais baixa, somado aos déficits de infraestrutura como saneamento ausente, carência de abastecimento de água e condições precárias dos alimentos. As crianças são o grupo mais acometido. A pesquisa tem como objetivo verificar as evidências acerca da educação em saúde para a prevenção de doenças parasitárias na infância Trata-se de uma revisão integrativa de literatura feito por meio da consulta aos sites de buscas Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem, Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, National Library of Medicine e na Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online. Utilizou-se os Descritores em Ciência da saúde da Biblioteca Regional de Medicina e seus equivalentes n. o idioma inglês no Medical Subject Headings: Educação em Saúde (Health Education); Doenças Parasitárias (Parasitic Diseases); Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (Integrated Management of Childhood Illness); Prevenção de Doenças (Disease Prevention) com o auxílio dos operadores booleanos AND/OR. Após análise dos artigos, foram escolhidas oito publicações, que foram separadas em duas categorias: Fatores de risco para parasitoses infantis e promoção da educação em saúde para a prevenção de doenças parasitárias na infância. A realização do estudo proporcionou uma reflexão sobre a prática de educação em saúde como medida de prevenção de doenças parasitárias na infância, sendo indispensável nas escolas que são consideradas canais importantes de conscientização e moduladores de hábitos, não somente das crianças, mas como da comunidade em geral.
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