Comunicação assertiva em feedback formativo de residentes médicos e não médicos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10257Resumo
Introdução: o feedback como ferramenta de avaliação, associado a comunicação assertiva, contribuem para avaliar o desempenho e colaborar na construção do crescimento pessoal e profissional do residente. Objetivo: analisar como a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos. Método: revisão sistemática com uso das estratégias PICO para pergunta de pesquisa e PRISMA para seleção dos artigos via bases de dados MEDLINE/PubMed e BVS, com filtro nos últimos 10 anos, em inglês e português. Resultados: dos 33 estudos encontrados, quatro foram selecionados para compor a revisão. Desenvolver habilidades de comunicação e promover feedback bilateral são essenciais para favorecer a relação entre tutor e residente, evitar hierarquização e permitir que o estudante tenha papel ativo no seu aprendizado. Barreiras como restrição de tempo, rotatividade de preceptores e curva de aprendizagem podem ser minimizadas por meio do uso de modelos de feedback, como R2C2 e Ask-Respond-Tel. Conclusão: a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos por, em suma, promover feedback bilateral, podendo-se fazer uso de estratégias e ferramentas para minimizar as barreiras de comunicação. São necessários mais estudos sobre comunicação eficaz em feedback, especialmente em residências multiprofissionais.
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Copyright (c) 2024 Bárbara Nogueira Palmieri, Cassio Matos da Silva, Matheus de Castro Souza Perez
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