Má conduta na pesquisa científica da educação médica: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11056Palavras-chave:
Má Conduta Científica, Integridade Científica, Bibliometria, Educação Médica, Ética na PesquisaResumo
Este estudo apresenta uma análise bibliométrica da má conduta científica nas publicações relacionadas à educação médica, buscando compreender o impacto e as principais tendências no cenário acadêmico. Foi realizada uma busca na base de dados Scopus, no período de 1990 a 2024, utilizando os descritores “Scientific Misconduct”, “Scientific Publication Ethics” e “Education, Medical”. Foram identificados 131 artigos, sendo a maioria publicada em inglês e com predominância dos Estados Unidos como principal local de publicação. A revista Science and Engineering Ethics se destacou como o periódico com maior número de artigos sobre o tema. Os principais tipos de má conduta encontrados incluem plágio, manipulação de dados e publicação duplicada. A análise evidenciou a insuficiência dos mecanismos tradicionais de controle, como a revisão por pares e o uso de softwares de plágio, para coibir práticas antiéticas. Conclui-se que há a necessidade de uma mudança cultural na ciência, com foco na promoção da integridade e na criação de políticas institucionais mais robustas que envolvam a participação ativa de pesquisadores, instituições e periódicos. A bibliometria se mostrou uma ferramenta eficaz para a identificação de padrões de má conduta, porém, é fundamental que seus achados sejam acompanhados de ações práticas no combate às fraudes científicas.
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Copyright (c) 2024 Marcus Vinícius Dutra dos Santos, Diego Henrique Brilhante de Medeiros, Rayegne Alves dos Santos Mendes, Vitor Luciani Medeiros Batista1, Janyne Teixeira de Araújo Fonsêca, Gedson Nogueira Santos, Milena Nunes Alves de Sousa
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