Má conduta na pesquisa científica da educação médica: um estudo bibliométrico

Autores

  • Marcus Vinícius Dutra dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Diego Henrique Brilhante de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rayegne Alves dos Santos Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vitor Luciani Medeiros Batista1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janyne Teixeira de Araújo Fonsêca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gedson Nogueira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos e Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11056

Palavras-chave:

Má Conduta Científica, Integridade Científica, Bibliometria, Educação Médica, Ética na Pesquisa

Resumo

Este estudo apresenta uma análise bibliométrica da má conduta científica nas publicações relacionadas à educação médica, buscando compreender o impacto e as principais tendências no cenário acadêmico. Foi realizada uma busca na base de dados Scopus, no período de 1990 a 2024, utilizando os descritores “Scientific Misconduct”, “Scientific Publication Ethics” e “Education, Medical”. Foram identificados 131 artigos, sendo a maioria publicada em inglês e com predominância dos Estados Unidos como principal local de publicação. A revista Science and Engineering Ethics se destacou como o periódico com maior número de artigos sobre o tema. Os principais tipos de má conduta encontrados incluem plágio, manipulação de dados e publicação duplicada. A análise evidenciou a insuficiência dos mecanismos tradicionais de controle, como a revisão por pares e o uso de softwares de plágio, para coibir práticas antiéticas. Conclui-se que há a necessidade de uma mudança cultural na ciência, com foco na promoção da integridade e na criação de políticas institucionais mais robustas que envolvam a participação ativa de pesquisadores, instituições e periódicos. A bibliometria se mostrou uma ferramenta eficaz para a identificação de padrões de má conduta, porém, é fundamental que seus achados sejam acompanhados de ações práticas no combate às fraudes científicas.

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Publicado

2024-10-26

Como Citar

dos Santos, M. V. D., de Medeiros, D. H. B., Mendes, R. A. dos S., Batista1, V. L. M., Fonsêca, J. T. de A., Santos, G. N., & Sousa, M. N. A. de. (2024). Má conduta na pesquisa científica da educação médica: um estudo bibliométrico. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 755–764. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11056

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