Variação linguística: legitimidade x status privilegiado da norma culta

Autores

  • Maria Lúcia Marques de Almeida FIP
  • Aluisio César Barbosa dos Santos UFCG

Resumo

Os estudos da língua estão sempre em evidência. O campo da Sociolinguística requer discussões e pesquisas que envolvam as variações linguísticas os preconceitos e a própria evolução da língua, bem como questões no âmbito das peculiaridades regionais e culturais. É nesse sentido que os objetivos desta pesquisa incluem uma abordagem bibliográfica reflexiva no campo da Linguística, destacando a importância da Sociolinguística no âmbito teórico prático e evidenciando que a Linguística é uma ciência relevante nos estudos da língua. Buscou-se respaldo teórico em obras de Fiori, Monteiro, Possenti, Bagno, além de outros pesquisadores que estão sempre desenvolvendo propostas elucidativas para ampliar o conhecimento da língua, especialmente, as variações linguísticas. A compreensão sobre as mudanças linguísticas é fundamental porque as línguas acredita-se, não são homogêneas, elas não se encerram apenas no tempo, mas manifestam-se nas camadas sociais, no espaço e estão em constantes mudanças distinguindo na sintaxe, morfologia, semântica e fonética.

Palavras-chave: Língua. Variação linguística. Sociedade.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Marques de Almeida, FIP

Graduada em Letras pela Faculdade Integrada de Patos

Aluisio César Barbosa dos Santos, UFCG

Docente, diplomado em Filosofia (UEPB); especialista em EJA com Ênfase em Economia Solidária  no Semiárido Paraibano (UFCG); pós-graduando em Gênero e Diversidade na Escola (UFPB) e em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFRN)

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Almeida, M. L. M. de, & Santos, A. C. B. dos. (2015). Variação linguística: legitimidade x status privilegiado da norma culta. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 37–45. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2643