Promoção da saúde e escola: uma análise dos determinantes nos projetos político-pedagógicos nas escolas municipais de Maringá-PR

Autores

  • Isabela Quaglia Unicesumar- Centro Universitário cesumar
  • Ana Paula Machado Velho Unicesumar- Centro Universitário Cesumar

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação e descreve os resultados da análise de conteúdo de 13 Projetos Político-Pedagógicos das escolas municipais de Maringá-PR, no que diz respeito ao tema saúde na escola. A pesquisa foi realizada em março de 2013, sobre os documentos de 2012, cedidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) da cidade. Procurou-se analisar as palavras do universo lexical da saúde nos Tópicos Norteadores dos documentos. Foram focadas para análise nos Tópicos 5 (cinco) categorias: saúde, higiene, esporte, alimentação e meio ambiente.  Entre os resultados, destaca-se a falta de estratégias concretas para propor ou promover a saúde nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Quaglia, Unicesumar- Centro Universitário cesumar

Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente é Assessora de Coordenação de Ensino de Graduação, Professora Orientadora e Professora Avaliadora do Programa de Pós-graduação 'lato sensu' em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ana Paula Machado Velho, Unicesumar- Centro Universitário Cesumar

Pós-doutoranda junto ao Laboratório de Arte e Tecnologia (LArt), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como bolsista da CAPES. É jornalista da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), onde é responsável pela edição do Jornal da UEM, que tem como foco a divulgação da ciência. Ministrou voluntariamente oficinas de jornalismo para o curso de Comunicação e Multimeios da UEM. Atuou no ensino de graduação de jornalismo nas disciplinas de radiojornalismo e webjornalismo no Cesumar, onde também foi coordenadora de jornalismo da Rádio Universitária, RUC-FM. Atualmente, coordena o curso de especialização Mídias Digitais, do Centro Universitário de Maringá-PR. É professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e de Tecnologias Limpas (PPGTL) do UniCesumar, em nível de mestrado. Pesquisa as Redes Sociais Digitais, Softwares Sociais e sua aplicação na Promoção da Saúde e o ambiente, com professores e técnicos que participam do Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, Comunicação em Ambiente Digital (Comamdi), do qual é líder. A produção do grupo dá suporte a um projeto de pesquisa ligado ao Ministério da Saúde e à Fundação Araucária-Paraná e a programas de divulgação científica na área da saúde e do ativismo ambiental na Rádio Universitária Cesumar.

Downloads

Publicado

2015-02-16

Como Citar

Quaglia, I., & Velho, A. P. M. (2015). Promoção da saúde e escola: uma análise dos determinantes nos projetos político-pedagógicos nas escolas municipais de Maringá-PR. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 87–95. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2757