O desejo de aprender na concepção do aluno da educação de jovens e adultos
Resumo
Trata-se de um estudo do tipo descritivo. Diante dessas considerações, através do presente trabalho tem por objetivo analisar o desejo de aprender existente entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos, no município de Igaracy, Estado da Paraíba. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), proposta na legislação, como modalidade de educação aos sujeitos que foram historicamente excluídos, apresenta-se como possibilidade, ao menos na letra da lei, de jovens e adultos frequentarem ou retomar os estudos e poder fazer uso de recursos como a ‘leitura e escrita’, adquirindo condições para atuar com e nas práticas sociais que envolvam os conhecimentos relativos ao código alfabético-ortográfico. Os dados coletados demonstram que a maioria dos alunos entrevistados têm sempre percebido que é necessário construir materiais pedagógicos voltados para a realidade dos alunos da EJA. Constatou-se também que os esses mesmo aluno, a leitura de textos em voz alta, é a atividade que mais lhes motivam em sala de aula da EJA. Os dados coletados também demonstram que a maioria dos participantes desta pesquisa ingressou na Educação de Jovens e Adultos porque precisavam concluir seus estudos para conseguirem um emprego melhor. A significativa conclusão proporcionada por este trabalho é o fato de que os alunos entrevistados sentem-se satisfeitos por participarem de uma turma de Educação de Jovens e Adultos e possuem o interesse em aprender.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem. Interesse do Aluno.
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