O desejo de aprender na concepção do aluno da educação de jovens e adultos

Autores

  • Bernardino Neto de Carvalho UNIDERC
  • Álvaro Luis Pessoa de Farias UNIDERC

Resumo

Trata-se de um estudo do tipo descritivo. Diante dessas considerações, através do presente trabalho tem por objetivo analisar o desejo de aprender existente entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos, no município de Igaracy, Estado da Paraíba. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), proposta na legislação, como modalidade de educação aos sujeitos que foram historicamente excluídos, apresenta-se como possibilidade, ao menos na letra da lei, de jovens e adultos frequentarem ou retomar os estudos e poder fazer uso de recursos como a ‘leitura e escrita’, adquirindo condições para atuar com e nas práticas sociais que envolvam os conhecimentos relativos ao código alfabético-ortográfico. Os dados coletados demonstram que a maioria dos alunos entrevistados têm sempre percebido que é necessário construir materiais pedagógicos voltados para a realidade dos alunos da EJA. Constatou-se também que os esses mesmo aluno, a leitura de textos em voz alta, é a atividade que mais lhes motivam em sala de aula da EJA. Os dados coletados também demonstram que a maioria dos participantes desta pesquisa ingressou na Educação de Jovens e Adultos porque precisavam concluir seus estudos para conseguirem um emprego melhor. A significativa conclusão proporcionada por este trabalho é o fato de que os alunos entrevistados sentem-se satisfeitos por participarem de uma turma de Educação de Jovens e Adultos e possuem o interesse em aprender.

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem. Interesse do Aluno.

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Biografia do Autor

Bernardino Neto de Carvalho, UNIDERC

Mestre em Psicanálise na Educação e Saúde pela UNIDERC

Álvaro Luis Pessoa de Farias, UNIDERC

Mestre em Educação Física e doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual

Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Programa de Mestrado/Doutorado Livre em
Psicanálise na Educação e Saúde, promovido pela UNIDERC

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Publicado

2015-01-25

Como Citar

Carvalho, B. N. de, & Farias, Álvaro L. P. de. (2015). O desejo de aprender na concepção do aluno da educação de jovens e adultos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 25–33. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3150