A timidez numa perspectiva psicanalítica: avaliando o problema numa escola pública
Resumo
Trata-se de um estudo de natureza de natureza descritiva, de caráter exploratório e de uma abordagem quantitativa, objetivando verificar, sob a visão psicanalítica, se as relações socioafetivas interferem no processo de aprendizagem das crianças tímidas, numa escola pública do município de Aguiar, Estado da Paraíba. Ficou demonstrado que a timidez é um grande problema a ser vencido, principalmente, ainda na idade escolar, sendo por esta razão, necessário que o professor saiba identificar o aluno com problemas deste tipo. E, que no exercício de suas funções, o educador pode ajudar seus alunos tímidos a superarem esse problema. No entanto, o mais importante a ser colocado é que tanto os professores como as instituições educacionais têm inúmeras possibilidades para auxiliaram na superação dessa doença. Quando a aplicação dos questionários junto aos alunos, pode-se comprovar que mais da metade dos entrevistados ressaltaram que são tímidos ou apresentam traços de timidez. Desta forma, os resultados da presente pesquisa servirão para os professores da escola que serviu como campo de pesquisa, passem a olharem com mais atenção para seus alunos, identificando aqueles que apresentam algum tipo de timidez, direcionando, em seguida, uma atenção mais especial para esse alunos. Isto por que o educador, também, responsável pela formação da criança.
Palavras-chave: Timidez. Implicações na Aprendizagem. Visão Psicanalítica.
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