O Grilo e a Cruz: Uma visão psicossocial do caráter do homem

Autores

  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Resumo

Trabalho realizado no âmbito da análise comparativa, dando ênfase ao caráter de João Grilo do Auto da Compadecida, confrontando o mesmo com o de Jesus Cristo da Bíblia, visto que desde o Velho Testamento até o Novo Testamento, todos os livros remetem-se à sua pessoa. As comparações mostram que o comportamento dos personagens anda por caminhos diferentes, enquanto um leva á derrota, o outro leva à vitória. É revelado ainda, que dentre as características existentes na personalidade de cada um, os que mais se destacam são, no primeiro caso, a mentira e a falsidade, enquanto que, no segundo caso, predominam a verdade e a humildade. Esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de trazer uma identificação ao conjunto de reações que se possam observar num indivíduo, estando este em seu ambiente e em dadas circunstâncias.

Palavras-chave: Caráter. Comparações. Características. Identificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e especialista em Assessoria de Comunicação, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Nóbrega, I. G. de M., & Andrade, J. R. de. (2015). O Grilo e a Cruz: Uma visão psicossocial do caráter do homem. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(2), 41–53. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3270

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>