Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas
Resumo
a questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess