A construção da prática da leitura na educação infantil

Autores

  • Damião José de Medeiros FIP
  • José Ozildo dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i1.4110

Resumo

A leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damião José de Medeiros, FIP

Professor da rede municipal, licenciado em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)

Downloads

Publicado

2016-03-24

Como Citar

Medeiros, D. J. de, & Santos, J. O. dos. (2016). A construção da prática da leitura na educação infantil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 104–110. https://doi.org/10.18378/rebes.v5i1.4110

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>