Como lidar com o comportamento do aluno em sala de aula numa visão psicopedagoga

Autores

  • Maria do Socorro Medeiros Nóbrega FIP
  • José Ozildo dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i3.4112

Resumo

A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda - o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia - e evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para atender essa demanda, constituindo-se, assim, numa prática. No contexto escolar, o psicopedagogo deve se colocar como um especialista que lida com os processos de aprendizagem e as sua dificuldades e que irá colaborar com a instituição escolar composta pelo corpo docente, corpo discente e pessoal administrativo, identificando os obstáculos ao desenvolvimento do processo de aprendizagem, através de técnicas específicas de análise institucional e pedagógicas. O psicopedagogo, que trabalha com as relações de aprendizagem entre educadores e educando, legitima sua presença nas escolas através das relações estabelecidas dentro dela, pois a escola sozinha não pode trabalhar e nem resolver de um dia para o outro o problema da indisciplina escolar. Em virtude das várias manifestações de indisciplina dos alunos, a intervenção deve ser feita também na forma preventiva. Na superação dos problemas relacionados aos diferentes comportamentos apresentados pelos alunos, no contexto escolar, todas as intervenções procuram reduzir os comportamentos indisciplinados dos educandos, evitando-se as conseqüências negativas. Várias podem ser as formas de trabalhar a indisciplina escolar, mas é inevitável levar em consideração que cada educando é um caso particular, e não se pode adotar, em alguns casos, o mesmo procedimento para todos os casos, pois o mesmo pode não surtir efeito.

 

Palavras-chave: Comportamento Escolar.  Psicopedagogia. Intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Medeiros Nóbrega, FIP

Professora da rede municipal, licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)

José Ozildo dos Santos, UFCG

Docente, mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, especialista em Direito Administrativo (FIP);

Gestão Pública (UEPB) e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN) e pós-graduando

em Educação para os Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino na Educação Superior

Downloads

Publicado

2016-03-24

Como Citar

Nóbrega, M. do S. M., & Santos, J. O. dos. (2016). Como lidar com o comportamento do aluno em sala de aula numa visão psicopedagoga. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(3). https://doi.org/10.18378/rebes.v5i3.4112

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>