Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES

Autores

  • Byanca Eugênia Duarte Silva
  • Edja Larissa Simão de L. Gomes
  • Dallison Pinheiro Leite
  • Maria Aparecida Meneses Suassuna
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras
  • Henry Witchael Dantas Moreira

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.4428

Palavras-chave:

atividades lúdicas, desenvolvimento, pessoa com deficiência

Resumo

A APAE é uma entidade filantrópica que desenvolve atividades de sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inserção no mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva as atividades lúdicas são recurso pedagógico bastante importante, uma vez que além desenvolver as regras de comportamento pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e seu raciocínio criativo e cognitivo.  Logo, o estudo objetivou evidenciar a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, apresentando sugestões que propiciam este desenvolvimento em diferentes esferas. O presente estudo trata-se de um relato de experiência a partir do estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Cajazeiras-PB, em detrimento de um trabalho psicoterapêutico realizado com cinco adolescentes beneficiários, no período de outubro à novembro de 2015. Para este trabalho psicoterapêutico utilizou-se da sugestão de 10 atividades lúdicas pedagógicas que trabalham aspectos motores, cognitivos e sociais dos beneficiários. Este leque de atividades mostra as várias formas de possibilidades para que a pessoa com deficiência aperfeiçoe e/ou desenvolva sua capacidade intelectual, motora e social. Como também aumente sua apropriação do real através do simbólico, que são os objetos. Portanto as atividades lúdicas pedagógicas é um valioso recurso para impulsionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência.

Strategies for motor development, intellectual and social for beneficiaries of APAES

Abstract: APAE is a philanthropic organization that develops awareness activities, awareness, prevention, habilitation, rehabilitation and integration into the labor market. Within this perspective the play activities are very important educational resource, as well develop the rules of behavior can develop their motor skills, their visual and auditory skills, and their creative and cognitive reasoning. Therefore, the study aimed to highlight the importance of educational play activities for the development of people with disabilities, with suggestions that promote this development in different spheres. This study it is an experience report from the training camp in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) of the city of Cajazeiras-PB at the expense of a psychotherapeutic work with five teenagers beneficiaries from October to November 2015. for this psychotherapeutic work we used the suggestion of 10 educational play activities working motor, cognitive and social beneficiaries. This range of activities shows the various forms of possibilities for the disabled person perfect and / or develop their intellectual capacity, motor and social. But also increase its real ownership by the symbolic, which are the objects. Therefore the educational play activities is a valuable resource to boost the development of people with disabilities.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, B. E. D., Gomes, E. L. S. de L., Leite, D. P., Suassuna, M. A. M., Cabral, S. A. A. de O., & Moreira, H. W. D. (2016). Estratégias para o desenvolvimento motor, intelectual e social para beneficiários de APAES. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 6(2), 01–04. https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.4428

Edição

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