Educação profissional e tecnológica: permanência e evasão em foco

Autores

  • Larici Keli Rocha Moreira UFPA
  • Aline dos Santos Lambert
  • Regina Celi Alvarenga de Moura Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.5988

Resumo

Nesse artigo é apresentado um estudo sobre a evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica, realizado por meio da pesquisa bibliográfica. O objetivo central foi identificar as principais causas que levam os estudantes da Educação Profissional à evasão dos estudos. Uma das principais causas identificadas é a dificuldade em conciliar trabalho e estudo. Outros fatores como as deficiências no processo ensino aprendizagem, a falta de incentivo por parte dos professores, a distribuição das disciplinas no currículo escolar, o excesso de conteúdo, o baixo rendimento nas disciplinas, a frustração frente aos desafios impostos no meio escolar, problemas de saúde e a gravidez durante o curso também foram indicados como causas motivadoras para a decisão da evasão. Há a necessidade de maior atenção por parte do poder público para as condições de permanência nesse contexto com objetivo da promoção da permanência e êxito acadêmico.

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Moreira, L. K. R., Lambert, A. dos S., & Castro, R. C. A. de M. (2018). Educação profissional e tecnológica: permanência e evasão em foco. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(4), 48–53. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.5988

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