Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6239Palavras-chave:
Kahoot, gamificação, metodologia ativaResumo
O presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino.
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