Radiografia do Ensino de Genética Humana e Médica nos cursos de Medicina das Universidades Federais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7465Palavras-chave:
Educação Médica, Genética Humana, Genética Médica.Resumo
A Genética Médica é uma das áreas de maior avanço em medicina, exigindo dos médicos a apropriação de conhecimentos básicos sobre os seus princípios e aplicação numa ampla variedade de problemas clínicos. Diante desse contexto, o Ministério da Educação (MEC) publicou em 2014 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN), havendo dentre as competências o conhecimento sobre as indicações de realização do aconselhamento genético. Objetivo: Identificar o cenário do ensino de genética humana e médica nas Universidades Federais do Brasil à luz das atuais DCN do curso de Medicina. Metodologia: Utilizou-se o sistema e-MEC como banco de informações sobre os cursos de graduação em medicina e suas respectivas instituições. Utilizou-se como referencial o Projeto Político Pedagógico dos cursos para avaliação do ensino de genética humana e médica. Resultados e conclusões: O levantamento de dados incluiu todas as 63 Universidades Federais, onde 53 oferecem graduação em Medicina em um ou mais campi, totalizando 76 cursos; 04 cursos foram excluídos por ausência de informações, restando 72 cursos. Destes, 21 ofertam Genética Humana Básica, 19 Genética Médica, 05 ofertam simultaneamente Genética Humana e Médica, 04 possuem rodízios de genética médica no internato, 12 ofertam disciplinas optativas e 29 cursos ofertam conteúdos de maneira transversal ao longo do currículo. Constatou-se, uma grande heterogeneidade na oferta de disciplinas de genética humana e médica, mostrando a necessidade de garantir competências mínimas em genética na formação dos médicos generalistas, por demanda da própria DCN.
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