Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7651Palavras-chave:
Jogos, Lúdico, Parasitologia.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia.Downloads
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. 2018, 238 p.
BORGES, J. P. R.; FILHO, A. V. M. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA. SAÚDE ; CIÊNCIA EM AÇÃO – Revista Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde. v.3, n. 01, p. 83-98, 2016.
BURKE, B. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.
CAMARGO, F.; THUINIE, D. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso. 2018.123p.
COSCRATO, G; PINA, J. C.; MELLO, D.F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem. v. 23, n. 2, p. 257-63, 2010.
DE PAULA, J. A.; ABRAHÃO, A. A. C. Estratégia lúdica no ensino de Parasitologia Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6030_16102017220312.pdf. Acesso em: 20/11/2018.
LEITE, E. C.; BRANCALHÃO, R. M. C. Atividade lúdica no ensino de verminoses: Ascaris lumbricoides. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2357-8.pdf. Acesso em: 20/1/2018.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2005. 99 p.
MARANHÃO, K. M.; REIS, A. C. S. Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia. Revista Brasileira de Edução e Saúde, v. 9, n.3, p. 1-07, jul-set, 2019.
MATTAR, J. Metodologias ativas para educação presencial, Blended e a distância. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MENDES, E. O. Prática docente no ensino superior: Desafios e vivências. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 171-177, 2014.
MIRANDA, S. de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje. v. 28, n. 168, p.64-66, 2001.
MIRANDA, S. Estratégias didáticas para aulas criativas. 1 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2016.
OLIVEIRA, N. D. C.; DAMASCENO, E. C. G. Jogos e Brincadeiras como Recursos facilitadores da aprendizagem na Educação Infantil da Escola Bom Jesus da Lapa no Distrito de Gergelim, Araripina- PE. Id on Line Multidisciplinary and Psycology Journal. v.11, n. 36., p.407-434, 2017.
PANOSSO, M. G.; SOUZA, S. R.; HAYDU, V. B.Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação Analítico-Comportamental. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional , SP. v. 19, n. 2, p. 233-241, 2015.
PEREIRA, M. L. A.S.; PEREIRA, M. H. Q; TELES, B. K. A.; CARVALHO, R. B.; OLIVERA, E. R. A. Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional. Revista Brasileira de Educação e Saúde. v. 9, n.4, p. 77-83, 2019.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, E. G.; SANTOS, S. L.; CAMPOS, A. G.; OLIVEIRA, D. I. F., ALMEIDA, L. I. M. V. ogos Interativos: uma abordagem metodológica para auxiliar no processo ensino aprendizagem dos alunos do 6º e 7º anos na Escola Campos Sales em Juscimeira/MT. Revista Monografias Ambientais - REMOA Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria ED. ESPECIAL IFMT - Licenciatura em Ciências da Natureza - v.14, 2015, p.23-40.
SILVA, P. E. F.; PEREIRA, F. L.; TEIXEIRA, C. O COMPLEXO TENÍASE/CISTICERCOSE ABORDADO EM UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência em Tela, v. 9, n.2, p.1-12, 2016.
SOUZA, J. B.; COLLISELLI, L.; MADUREIRA, V. S. F. A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 7, p. 1-6, 2017.
TOSCANI, N. V.; SANTOS, A. J. D. S.; SILVA, L. L. M.; TONIAL, C. T.; CHAZAN, M.; WIEBBELLING, A. M. P.; MEZZARI, A. Desenvolvimento e análise de jogo educativo para crianças visando à prevenção de doenças parasitológicas. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, v.11, n.22, p. 281-294, 2007.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess