Intervenção interdisciplinar na depressão e qualidade de vida e sono de cuidadores de crianças e adolescentes com transtornos mentais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7820Palavras-chave:
Depressão. Cuidador. Interdisciplinaridade. Qualidade de vida. SonoResumo
A atual pesquisa objetivou avaliar se um programa de intervenção interdisciplinar pode atuar na melhoria da depressão e da qualidade de vida e sono de cuidadores de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Foi um estudo exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 20 cuidadores do Projeto de Extensão Universitária: Programa de Acompanhamento aos cuidadores de crianças e adolescentes com transtornos mentais, que foram avaliados antes e após 4 meses do projeto, através da Escala de Beck e dos questionários de qualidade de vida (Whoqol Bref) e o Índice de qualidade de sono de Pittsburgh. A partir de análise dos valores brutos da Escala de Beck verificou-se média inicial de 14,75 com desvio padrão de 13,38 e média final de 12,20 com desvio padrão de 10,41, com nível de significância estatística de 0,004; antes do projeto os domínios do Whoqol Bref mais comprometidos eram o psicológico (m=37,65/dp 9,39) e relações sociais (m=48,60/dp=10,52), após a intervenções ocorreram nos domínios psicológico (m=52,15/dp= 13,83) e meio ambiente (m=53/dp=10,04) e quanto ao questionário de Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, em que antes da intervenção do projeto de extensão 50% estavam na classificação de sono ruim e 50% com presença de distúrbio de sono; após a intervenção, 35% possuíam sono bom e somente 15% foram classificados com distúrbio de sono. Ao fim deste trabalho, conclui-se que a atuação interdisciplinar baseado no Projeto Terapêutico Singular favoreceu a melhora na qualidade de vida, de sono e depressão dos cuidadores de crianças e adolescentes com transtornos mentais participantes do projeto.
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