DIACRONICIDADE DAS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DOS SISTEMAS REPRODUTORES EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Mirley de Oliveira Marques Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Patrícia Andressa de Almeida Buranello Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Luís Gustavo Da Conceição Galego Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) http://orcid.org/0000-0002-6081-2700

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8050

Palavras-chave:

Imagem, sexualidade, livro didático, ensino, ciências.

Resumo

Uma imagem, dependendo do contexto, será entendida da mesma maneira em todo o mundo. Assim, o presente trabalho pretende analisar as imagens dos sistemas reprodutores masculino e feminino nos livros didáticos ao longo do tempo, de acordo com o diacronicidade de cada um, bem como a estreita relação desta questão para a sexualidade humana. Os livros foram nomeados e suas imagens foram digitalizadas. Em seguida, as imagens foram analisadas separadamente dos seus respectivos textos. Os resultados mostram que existem diferenças nas imagens ao longo do tempo e necessidade dessas imagens serem cada vez mais fiéis à realidade, para que possam contribuir mais para a construção do conhecimento e para a sexualidade como um tema transversal que participa direta ou indiretamente em cada aula, não apenas nas aulas de ciências, mas também em outras disciplinas através das manifestações dos estudantes.

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Biografia do Autor

Mirley de Oliveira Marques Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Departamento de Ciências Biológicas/Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Educação (ICENE)

Patrícia Andressa de Almeida Buranello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Departamento de Ciências Biológicas/Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Educação (ICENE) - Anatomia animal e humana; Histologia.

Luís Gustavo Da Conceição Galego, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Departamento de Ciências Biológicas/Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Educação (ICENE) - Biologia Evolutiva; Ensino de Evolução; Cinema e Educação.

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

Alves, M. de O. M., Buranello, P. A. de A., & Galego, L. G. D. C. (2020). DIACRONICIDADE DAS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DOS SISTEMAS REPRODUTORES EM LIVROS DIDÁTICOS. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 35–45. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8050

Edição

Seção

Artigos