“TDAH depois de grande?” Implicações da descoberta tardia do TDAH em uma estudante universitária
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8281Palavras-chave:
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, Dificuldades de aprendizagem, Medicalização, Psicologia escolar, EducaçãoResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que impacta a vida de crianças, adolescentes e adultos. Na ausência de uma conduta adequada por parte de familiares e agentes escolares que lidam com crianças com TDAH, muitas destas terminam enfrentando desafios ao longo da vida, ultrapassando as tradicionais dificuldades identificadas na infância. Neste sentido, esta produção tem o objetivo de apresentar as implicações da descoberta tardia do diagnóstico de TDAH em um adulto, a partir do estudo de caso de uma universitária. As discussões partem do relato de experiência de um psicólogo que acompanhou a estudante em uma universidade pública federal. A análise deste caso revela os desafios educacionais enfrentados pela jovem desde os primeiros anos de escolarização até a formação universitária, bem como as fragilidades do processo de medicalização que atravessa a sua experiência de vida. O trabalho convida professores, familiares, psicólogos e outros agentes educacionais a pensarem o adequado manejo de casos de indivíduos que apresentem dificuldades de aprendizagem - sejam elas decorrentes de transtornos psicológicos e/ou outras problemáticas inerentes ao processo de escolarização - a partir de mecanismos de incentivo às potencialidades do sujeito.
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