Comparação da qualidade de vida entre estudantes de cursos da saúde de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8300

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Saúde, Estudantes

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os indicadores sociodemográficos e de qualidade de vida dos estudantes dos cursos de saúde da Universidade Estadual do Ceará correlacionando os resultados obtidos entre os cursos. Trata-se de um estudo transversal quantitativo onde 432 estudantes de graduação dos cursos da área da saúde foram voluntariamente convidados a participar. O instrumento utilizado nesta pesquisa para avaliar a qualidade de vida dos estudantes é o genérico “Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) que divide em oito domínios o estudo da qualidade de vida. As características sociodemográficas: sexo feminino (63,6%), sexo masculino 36,3%. solteiros correspondendo a 94,2% e casados 5,09%. Dentre os domínio analisados, vitalidade foi o que menos pontuou nos cursos de medicina (48,17), ciências biológicas (46,56), enfermagem (48,11) e nutrição (59,7). O aspecto menos prejudicado em todos os cursos é o de capacidade funcional, sendo inclusive o único a apresentar valores acima de 80 pontos em todos os cursos, com o menor sendo da ciências biológicas (82,31) e o maior sendo do curso de nutrição (89,40). O estudo identificou que a percepção da qualidade de vida para os estudantes das áreas da saúde apresentou valores semelhantes quando comparados entre si.Os achados deste estudos evidenciam a necessidade das instituições de ensino em preocupar-se com o bem-estar físico e emocional dos seus alunos que pode estar diretamente ligado ao sucesso acadêmico e profissional destes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renalty Ibsen Alves Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Cursando bacharelado em medicina

João Victor França Sousa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Cursando bacharelado em medicina

Glaucia Posso Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Curso de Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1990); mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará - Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará

Referências

ARTIGAS, J. S.; MOREIRA, N. B.; CAMPOS, W. de. Percepção da qualidade de vida em universitários: comparação entre períodos de graduação. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 21, n. 2, p, 85-91, maio/ago. 2017.

BARROS, M.J.; BORSARI, C. M. G.; FERNANDES, A. O.; SILVA, A.; FILONI, E.; Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v.7, n.1, p.16-22, Pombal-PB- Brasil jan-mar, 2017.

CHERNOMAS, W. M.; SHAPIRO, C.; Stress, depression, and anxiety among undergraduate nursing students. International Journal of Nursing Education Scholarship. v. 10, n. 1, p. 255-266, 2013.

CICONELLI, R.M. Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida “Medical OutcomesStudy 36 – item short-form health survey (SF-36)”. 1997. Tese (doutorado em medicina) Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. 1997.

FONAPRACE. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. (2004). Brasília, 2004

FONAPRACE. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. (2011). Brasília, 2011.

IBRAHIM, A. K.;GOLDBERG, D. P.; GATER, R.; SARTORIUS, N.; USTUN, T. B.; PICCINELLI, M.; GUREJE, O.; KELLY, S. J.; ADAMS, C. E.; GLAZEBROOK, C. A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research, v. 47, n. 3, 391-400, 2013.

PARO, C. A.; BITTENCOURT, Z. Z. L. de C.; Qualidade de vida de graduandos da área da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 3, p. 365-375, 2013.

PEREIRA, F. E. L.; PEREIRA, C. O.; ESTRELA, Y. C. A.; RIBEIRO, R. C.; REZENDE, A. C. C.; TOLEDO, M. A.; BEZERRA, A. L. D.; SUAREZ, L. A. B. ; SOUSA, M. N. A. . Estresse, depressão e a relação com o -coping- em acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica Acervo em Saúde, p. e4077, 2020.

RIBEIRO, R. C.; REINALDO, A. R. G.; OLIVEIRA, D. P. A.; REZENDE, A. C. C.; ESTRELA, Y. C. A.; RODRIGUES, V. R.; PEREIRA, F. E. L.; GUEDES, A. F.; BEZERRA, A. L. D.; PEREIRA, C. O. ; SOUSA, M. N. A. Relação da qualidade de vida com problemas de saúde mental em universitários de medicina. Revista Brasileira de Qualidade de Vida (RBQV), v. 10, p. e7646-e7646, 2018.

RIBEIRO, R. C.; SOUSA, M. N. A. Relação entre estratégias de coping, dimensões da síndrome de burnout e qualidade de vida em estudantes de medicina. Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI), v. 9, p. e9151, 2020.

SILVA, P. C. S.; SOUSA, J. C. M.; NOGUEIRA, E. R.; SOUSA, M. N. A.; ASSIS, E. V. ; DIAS, M. J. . Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 9, p. 10-17, 2019.

WARE, J. E.; GANDEK, B.; Overview of the SF-36 Health Survey and the International Quality of Life Assessment (IQOLA) Project. Journal of Clinical Epidemiology, v. 51, n. 11, p. 903–912, 1998

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Pereira, R. I. A., Sousa, J. V. F., & Lima, G. P. (2021). Comparação da qualidade de vida entre estudantes de cursos da saúde de uma universidade pública. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(1), 15–20. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8300

Edição

Seção

Artigos