Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue

Autores

  • Isadora Bianco Cardoso Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i2.8339

Resumo

O trabalho interprofissional é essencial para fortalecer os sistemas de saúde, através do desenvolvimento de um trabalho colaborativo, melhorando suas práticas na atenção à saúde e a atuação em equipe. Estratégias educativas necessitam atitudes profissionais que visem o trabalho em equipe e práticas colaborativas para que a atividade proposta consiga atingir objetivos propostos. Com o intuito de estimular o trabalho interprofissional em todo o território nacional, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde interprofissionalidade) do Ministério da Saúde visa o fomento da prática colaborativa através de grupos interprofissionais. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do trabalho interprofissional do processo de execução de uma ação de educação em saúde para combate à dengue, realizada por profissionais de uma Unidade básica de saúde e integrantes do PET-SAÚDE interprofissionalidade. As atividades seguiram etapas de planejamento, estudo, organização, divulgação, execução e avaliação e estas ocorreram entre os meses de abril e junho de 2019. O trabalho interprofissional melhorou a execução das atividades educativas que geralmente são elementos de dificuldades na realidade da atenção básica, visto que profissionais consideram que há uma responsabilização desigual sobre essas atividades, e tal problema acarreta dificuldades práticas de execução. As atividades produzidas pelo PET-SAÚDE interprofissionalidade têm contribuindo positivamente na formação acadêmica, na mudança da concepção do processo de trabalho nas unidades de saúde e na sociedade, gerando novos olhares para as necessidades de saúde dos sujeitos.

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Publicado

2021-09-06

Como Citar

Cardoso, I. B. (2021). Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(2), 206–211. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i2.8339

Edição

Seção

Artigos