Atividades esportivas para indivíduos com transtorno do espectro autista

Autores

  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Michelline Nunes Alves de Sousa
  • André Luiz Dantas Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8703

Palavras-chave:

Esportes, Transtorno Autístico, Desenvolvimento do Adolescente, Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Objetivou-se identificar as implicações das atividades esportivas para indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA). Adotou-se o método de Revisão Integrativa de Literatura, com buscas entre outubro de 2020 e janeiro de 2021 na Biblioteca Virtual em Saúde, World Wide Science, U. S. National Library of Medicine e Scientific Electronic Library Online. A partir dos Descritores em Ciências da Saúde “Transtorno Autístico” OR “Transtorno do Espectro Autista” AND Esportes, apenas seis se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão: texto disponível completo (artigos e resumos expandidos), em português, inglês e espanhol e publicações sem recorte temporal. Os resultados indicaram implicações positivas decorrentes da prática de atividades esportivas para indivíduos com TEA. Os benefícios são de natureza psicossocial (47,06%), física (47,06%) e cognitiva (5,88%). Pelos achados, embora tenha se percebido carências de pesquisas sobre o objeto de estudo, deve-se estimular a participação ativa dos indivíduos com TEA em atividades físicas e esportivas. Ademais, o profissional de Educação Física tem importância fundamental neste processo, sendo indispensável sua atuação junto ao grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Referências

ANDERSON, M. P. et al. Autism BrainNet. Arch Pathol Lab Med., 2020 Sep 22. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32960953/. Acesso em: 10 out. 2020.

ARNELL, S.; JERLINDER, K.; LUNDQVIST, L. Parents’ perceptions and concerns about physical activity participation among adolescents with autism spectrum disorder. Autism, v. 24, n. 8, p. 2243-2255, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1362361320942092. Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasil, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 10 out. 2020.

CARVALHO, H. N. Q.; SOUSA, M. N. A. de. Nutrição e comportamento do paciente com Transtorno do Espectro Autista. In: Editora Poisson. (Org.). Tópicos em Ciências da Saúde. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 18, p. 166-176. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/saude/volume18/Saude_vol18.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

CARVALHO, J. A. et al. Nutrição e autismo: considerações sobre a alimentação do autista. Revista Científica do Itpac, Araguaína, v. 5, n. 1, p.1-7, jan. 2012. Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/revista/51/1.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

CUNHA, E. Autismo e Inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

DAVID, A. et al. A prática regular de ginástica artística na minimização dos sintomas recorrentes do autismo em crianças: a perspectiva dos professores. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 8, n. 3, p. 1-8, 2016.

FOSTER, N. C. et al. Getting off to a shaky start: Specificity in planning and feedforward control during sensorimotor learning in autism spectrum disorder. Autism Research, v. 13, n. 3, p. 423-435, 2020.

GOMES, D. M. et al. Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 67724-67742, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16516/13494. Acesso em: 08 jan. 2021.

GOMES, G. F.; CANOVA, F. B. Influência da natação na ansiedade em indivíduos com transtorno do espectro autista. Revista Científica UMC, v. 4, n. 3, p. 1-3, 2019.

GUEST, L. et al. Examining the impact of a multi-sport camp for girls ages 8–11 with autism spectrum disorder. Therapeutic Recreation Journal, v. 51, n. 2, p. 109, 2017.

HAYAKAWA, K.; KOBAYASHI, K. Physical and motor skill training for children with intellectual disabilities. Perceptual and Motor Skills, v. 112, n. 2, p. 573-580, 2011.

HILLIER, A.; BUCKINGHAM, A.; SCHENA, D. Physical Activity Among Adults With Autism: Participation, Attitudes, and Barriers. Perceptual and Motor Skills, p. 0031512520927560, 2020.

JESUS, B. M. et al. Dance promotes positive benefits for negative symptoms in autism spectrum disorder (ASD): A systematic review. Complementary Therapies in Medicine, v. 49, p. 102299, 2020.

JONES, R. A. et al. Physical activity, sedentary behavior and their correlates in children with autism spectrum disorder: A systematic review. Plos One, v. 12, n. 2, e0172482, 2017. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0172482. Acesso em: 10 out. 2020.

KERN, L. et al. The effects of physical exercise on selfstimulation and appropriate responding in autistic children. J Autism Dev Disord., v. 12, n. 4, p. 399-419, 1982. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7161239/. Acesso em: 10 out. 2020.

LEAL, M. et al. Terapia nutricional em crianças com transtorno do espectro autista. Cad. da Esc. de Saúde, Curitiba, v. 1, n. 13, p.1-13, 2015. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2425. Acesso em: 10 out. 2020.

MCCOY, S. M.; MORGAN, K. Obesity, physical activity, and sedentary behaviors in adolescents with autism spectrum disorder compared with typically developing peers. Autism, v. 24, n. 2, p. 387-399, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1362361319861579. Acesso em: 08 jan. 2021.

MEMARI, A. H. et al. Children with autism spectrum disorder and patterns of participation in daily physical and play activities. Neurology research international, v. 2015, 2015.

PAN, C.; FREY, G. C. Physical activity patterns in youth with autism spectrum disorders. Journal of autism and developmental disorders, v. 36, n. 5, p. 597, 2006.

PEZZUOL, M. L. M. Contribuições da educação física escolar na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino público regular do estado de São Paulo–um estudo de caso. Revista Acadêmica - Ensino de Ciências e Tecnologias, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/volume01/ARTIGO01_08_ABNT.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

POWELL, J. L.; PRINGLE, L.; GREIG, M. Investigation of the association between motor stereotypy behavior with fundamental movement skills, adaptive functioning, and autistic spectrum disorder symptomology in children with intellectual disabilities. Journal of Child Neurology, v. 32, n. 2, p. 222-229, 2017.

RODRIGUES, M. M. C; GONZALEZ, D. A contribuição da metodologia do professor no processo de ensino-aprendizagem em aluno com transtorno do espectro autista/adulto no “atelier estruturado” na cidade de João Pessoa/Paraíba: um estudo de caso. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 1, n. 4, p. 1-16, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5746/574661397001.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, C. O. et al. A equoterapia no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. p. 2365-6, 2017. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2017/7conice/paper/view/8988/5140. Acesso em: 08 jan. 2021.

SOARES, C. A.; HALLAL, P. Interdependência entre a participação em aulas de Educação Física e níveis de atividade física de jovens brasileiros: estudo ecológico. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 20, n. 6, p. 588-588, 2015. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/5999/5240. Acesso em: 28 jan. 2021.

TAN, B. W. Z.; POOLEY, J. A.; SPEELMAN, C. P. A meta-analytic review of the efficacy of physical exercise interventions on cognition in individuals with autism spectrum disorder and ADHD. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, n. 9, p. 3126-3143, 2016.

TANDON, P. S. et al. Physical Activity, Screen Time, and Sleep in Children With ADHD. J Phys Act Health., v. 16, n. 6, p. 416-422, 2019. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jpah/16/6/article-p416.xml. Acesso em: 10 out. 2020.

TELES, P. S.; CRUZ, C. L. P. A prática esportiva como instrumento de inclusão: um estudo de caso sobre aprendizagem e desenvolvimento de aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8954/3840. Acesso em: 08 jan. 2021.

WEISS, J. A.; RIOSA, P. B. Thriving in youth with autism spectrum disorder and intellectual disability. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 8, p. 2474-2486, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-015-2412-y. Acesso em: 08 jan. 2021.

XU, W.; YAO, J.; LIU, W. Intervention effect of sensory integration training on the behaviors and quality of life of children with autism. Psychiatria Danubina, v. 31, n. 3, p. 340-346, 2019. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/index.php?show=clanak&id_clanak_jezik=341914. Acesso em: 08 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Sousa, M. N. A. de, Sousa, M. N. A. de, & Bezerra, A. L. D. (2021). Atividades esportivas para indivíduos com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(1), 90–96. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8703

Edição

Seção

Artigos