Intervenções educacionais baseadas no efeito das emoções no processo de tomada de decisões médicas: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9034Resumo
As tomadas de decisões clínicas já foram consideradas resultado de um processo estritamente cognitivo, porém, sabe-se atualmente que são influenciadas pelas emoções. Atividades educacionais conduzidas ao longo do processo de formação médica voltadas para o desenvolvimento destes aspectos emocionais podem resultar em profissionais mais aptos a tomarem decisões clínicas acertadas, mas pouco se conhece sobre seus reais efeitos. Com o objetivo de analisar a influência das emoções no processo de tomada de decisão na formação médica foi realizado uma revisão sistemática utilizando as bases de dados Medline (via PUBMED), BVS e ERIC para identificar estudos empíricos originais. Foi possível identificar que a emoção e a razão influenciam o processo de tomada de decisões clínicas, no entanto há poucos estudos que de fato saem do campo meramente teórico e descritivo e apresentam um desenho experimental. Foram identificados oito estudos que utilizaram estratégias educacionais com o intuito de modular as tomadas de decisões, utilizando diferentes modelos de avaliação e obtenção de resultados. Os artigos identificados apresentaram estratégias variadas, como oficinas, uso de ferramentas online, avaliação do efeito de sentimentos positivos no raciocínio e na tomada de decisões clínicas, ambientes simulados, recursos audiovisuais, OSCE, entre outros. Os resultados observados muitas vezes não avaliavam diretamente melhora do desempenho, mas sim efeitos secundários como maior interesse para resolver os casos ou mesmo maior rapidez para solucioná-los. Os estudos são bastante heterogêneos, tanto em relação ao tipo de intervenção quanto aos desfechos analisados, mas esta revisão fornece um panorama que pode nortear os docentes a explorar estratégias educacionais potencialmente eficazes.
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