Percepção de estudantes de Medicina Veterinária sobre sua formação acadêmica em Saúde Pública
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v12i2.9365Resumo
Médicos veterinários desempenham papel importante em muitas situações relacionadas à saúde dos humanos. No entanto, estudos têm relatado que uma proporção considerável de estudantes de graduação em Medicina Veterinária não demonstra um real interesse por temas diretamente associados à saúde pública. Para tanto, foi realizado um estudo de caso descritivo, no primeiro semestre de 2020, buscando compreender como os graduandos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, percebem sua formação em saúde pública e são incentivados a refletir e trabalhar, no futuro, como profissionais da saúde pública. Dos 248 estudantes contactados, 39 responderam a um questionário online composto por 20 questões fechadas e 4 abertas. Os principais resultados observados foram que os alunos (i) estão mais interessados em atividades e disciplinas relacionadas à medicina de animais domesticados para a companhia, (ii) percebem que poucas disciplinas relacionam adequadamente suas disciplinas com a saúde pública e (iii) veem a saúde pública como um campo relevante em sua formação e considerariam trabalhar neste. Embora esses resultados mostrem um comportamento que já foi observado em alguns estudos no Brasil e nos Estados Unidos, reforçando que muitas vezes o currículo dos cursos não prepara adequadamente os estudantes em muitos aspectos da saúde pública veterinária, esses ainda se mostram abertos a oportunidades para lidar com diferentes desafios na saúde pública. Por fim, espera-se que os resultados obtidos possam contribuir, principalmente em nível local, para a discussão e melhoria do atual cenário referente à formação de estudante de Medicina Veterinária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess