Monitoria acadêmica em odontologia como estratégia auxiliar do ensino remoto emergencial

Relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9384

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da monitoria acadêmica como estratégia auxiliar do ensino remoto junto a um componente curricular que contempla teoria, prática-laboratorial e prática-clínica no contexto da patologia bucal, estomatologia, cirurgia e saúde bucal coletiva. Diante da pandemia associada à COVID-19 e do desafio em ministrar remotamente um componente curricular de tamanha complexidade, optou-se por utilizar a monitoria no processo de ensino e aprendizagem discente. Dessa forma, as ações de monitoria foram planejadas de modo a reduzir os prejuízos associados à ausência de atividades clínicas e laboratoriais, tão necessárias à formação do discente do curso de Odontologia. Considerando o tripé ensino-pesquisa-extensão, foram apresentados e discutidos casos clínicos, elaboradas atividades de educação em saúde e realizado levantamento bibliográfico com posterior produção de materiais que foram disponibilizados para a comunidade através das mídias digitais. Frente ao desafio enfrentado, foi aplicado um questionário para identificar as fragilidades e fortalezas da monitoria sob a perspectiva discente e, assim, adotar estratégias de superação, se necessárias. Constatou-se que a monitoria acadêmica serviu como ferramenta auxiliar exitosa para o ensino remoto emergencial e possibilitou o aprofundamento teórico do discente-monitor, aprimorando as habilidades necessárias à carreira docente.

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Biografia do Autor

Vinicius da Silva Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana,Bahia

Graduando em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Valéria Souza Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil

Doutora em Patologia Oral. Docente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia

Márcio Campos Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil

Doutor em Patologia Oral. Docente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia

Thaís Feitosa Leitão de Oliveira Gonzalez, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil

Doutora em Processos Interativos dos órgãos e Sistemas. Docente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia

Maria Emilia Santos Pereira Ramos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil

Doutora em Farmacologia. Docente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia

Michelle Miranda Lopes Falcão, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil

Doutora em Imunologia. Docente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Morais, V., Freitas, V. S., Oliveira, M. C., Gonzalez, T. F. L. de O., Ramos, M. E. S. P., & Falcão, M. M. L. (2022). Monitoria acadêmica em odontologia como estratégia auxiliar do ensino remoto emergencial: Relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(3), 226–228. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9384

Edição

Seção

Artigos