Monitoria acadêmica em odontologia como estratégia auxiliar do ensino remoto emergencial
Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9384Resumo
O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da monitoria acadêmica como estratégia auxiliar do ensino remoto junto a um componente curricular que contempla teoria, prática-laboratorial e prática-clínica no contexto da patologia bucal, estomatologia, cirurgia e saúde bucal coletiva. Diante da pandemia associada à COVID-19 e do desafio em ministrar remotamente um componente curricular de tamanha complexidade, optou-se por utilizar a monitoria no processo de ensino e aprendizagem discente. Dessa forma, as ações de monitoria foram planejadas de modo a reduzir os prejuízos associados à ausência de atividades clínicas e laboratoriais, tão necessárias à formação do discente do curso de Odontologia. Considerando o tripé ensino-pesquisa-extensão, foram apresentados e discutidos casos clínicos, elaboradas atividades de educação em saúde e realizado levantamento bibliográfico com posterior produção de materiais que foram disponibilizados para a comunidade através das mídias digitais. Frente ao desafio enfrentado, foi aplicado um questionário para identificar as fragilidades e fortalezas da monitoria sob a perspectiva discente e, assim, adotar estratégias de superação, se necessárias. Constatou-se que a monitoria acadêmica serviu como ferramenta auxiliar exitosa para o ensino remoto emergencial e possibilitou o aprofundamento teórico do discente-monitor, aprimorando as habilidades necessárias à carreira docente.
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