Análise da violência doméstica contra mulher no Brasil e fatores determinantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9397

Resumo

A violência doméstica contra a mulher é considerada atualmente um problema de saúde pública e uma violação dos direitos humanos. Este estudo tem por objetivo identificar os fatores determinantes que influenciam na violência doméstica contra mulher no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: SciELO, LILACS e PubMed. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês ou espanhol, encontrados na íntegra, entre os anos de 2016 e 2020, na qual tivesse como cenário de estudo o Brasil. A amostra final foi composta por doze artigos. Os estudos evidenciaram que a violência psicológica em mulheres vítimas de violência doméstica foi mais prevalente em relação a física, moral e sexual. Fatores como questões socioeconômicas, a baixa escolaridade tanto de homens, como de mulheres, alcoolismo e outras drogas foram os determinantes mais prevalentes, estando relacionados com a ocorrência de violência física e psicológica. Faz-se necessário a ampliação de debates e de intervenções que possa quebrar o silêncio de uma problemática gritante na sociedade brasileira, para que ocorra a redução dos índices de mulheres vítimas da violência doméstica no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Enfermeiro. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Campus I, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Maria do Socorro Trindade Morais, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutora em Educação pela UFPB. Docente do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus I, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-02

Como Citar

Silva, J. P. L. da ., & Morais, M. do S. T. (2022). Análise da violência doméstica contra mulher no Brasil e fatores determinantes. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(3), 295–302. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9397

Edição

Seção

Artigos