Suporte básico de vida nas escolas: aplicação de estratégias didáticas para o ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9468

Resumo

Em tempos onde os recursos destinados à educação tornam-se cada vez mais escassos, a criatividade é fundamental no desenvolvimento de inovação frugal, adaptável ao contexto das escolas públicas. Desta forma, pesquisas que busquem desenvolver materiais para a realização de atividades práticas com os alunos do Ensino Fundamental surgem como uma excelente alternativa. Outrossim, a discussão a respeito de ensino do suporte básico de vida no ambiente escolar é de suma importância e neste contexto busca-se incentivar a educação em saúde, sugerindo melhorias nesse campo e também um trabalho mais efetivo de informação, acessível para retomada periódica. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado que teve como objetivo elaborar material – sequência didática, vídeos e manequim - para ensino de suporte básico de vida no ambiente escolar, adequado a crianças no 5º ano do Ensino Fundamental I, na perspectiva multidisciplinar e prática. O método utilizado foi de uma pesquisa do tipo aplicada, onde elaborou-se os instrumentos para posterior utilização pelos professores do ensino fundamental e na sequência foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário aos docentes, visando compreender se o material produzido atende à demanda para desenvolvimento da atividade proposta. Os resultados apontam para uma boa receptividade da sequência didática por parte dos professores, sendo o material produzido suficiente para o desenvolvimento da atividade pelo professor em exercício na escola, mesmo sem o conhecimento prévio em primeiros socorros. Desta forma podemos destacar o impacto educacional da proposta, contribuindo com a melhoria da educação em saúde no ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel Rossi Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná 

Roberto Zonato Esteves, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Oliveira, J. G. R., & Esteves, R. Z. (2022). Suporte básico de vida nas escolas: aplicação de estratégias didáticas para o ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(3), 273–279. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9468

Edição

Seção

Artigos