Suporte básico de vida nas escolas: aplicação de estratégias didáticas para o ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9468Resumo
Em tempos onde os recursos destinados à educação tornam-se cada vez mais escassos, a criatividade é fundamental no desenvolvimento de inovação frugal, adaptável ao contexto das escolas públicas. Desta forma, pesquisas que busquem desenvolver materiais para a realização de atividades práticas com os alunos do Ensino Fundamental surgem como uma excelente alternativa. Outrossim, a discussão a respeito de ensino do suporte básico de vida no ambiente escolar é de suma importância e neste contexto busca-se incentivar a educação em saúde, sugerindo melhorias nesse campo e também um trabalho mais efetivo de informação, acessível para retomada periódica. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado que teve como objetivo elaborar material – sequência didática, vídeos e manequim - para ensino de suporte básico de vida no ambiente escolar, adequado a crianças no 5º ano do Ensino Fundamental I, na perspectiva multidisciplinar e prática. O método utilizado foi de uma pesquisa do tipo aplicada, onde elaborou-se os instrumentos para posterior utilização pelos professores do ensino fundamental e na sequência foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário aos docentes, visando compreender se o material produzido atende à demanda para desenvolvimento da atividade proposta. Os resultados apontam para uma boa receptividade da sequência didática por parte dos professores, sendo o material produzido suficiente para o desenvolvimento da atividade pelo professor em exercício na escola, mesmo sem o conhecimento prévio em primeiros socorros. Desta forma podemos destacar o impacto educacional da proposta, contribuindo com a melhoria da educação em saúde no ensino básico.
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